(foto: Pixabay) |
Realizar exercícios físicos, mesmo que leves, como caminhadas, já é suficiente para ajudar a prevenir o acidente vascular cerebral (AVC), ou mais conhecido como derrame. Isso foi comprovado por um estudo publicado recentemente na revista científica Neurology. O benefício é conquistado caminhando ao menos quatro horas por semana ou nadando de duas a três horas por semana, por exemplo. Ao analisar mais de 900 pessoas que sofreram com o problema de saúde, os pesquisadores também identificou danos menos severos naqueles que praticavam exercícios com mais frequência.
"Já sabemos que o exercício físico é benéfico à saúde de várias maneiras. Nossa pesquisa sugere que, mesmo que a atividade física seja pequena, 35 minutos por dia, o impacto é grande, pois, possivelmente, essa atividade reduz a gravidade do derrame", afirma a pesuqisadora Katharina S. Sunnerhagen, da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, uma das autoras do estudo, no artigo de divulgação dos resultados.
Os cientistas analisaram dois bancos de registros médicos e identificaram 925 pessoas com idade média de 73 anos e vítimas de AVC. Os registros continham detalhes sobre a gravidade do derrame, com base em sintomas como movimentos oculares, dos braços e da face, nível de consciência e habilidades de linguagem. Dos participantes, 80% sofreram um derrame considerado leve, mas, ainda assim, uma condição que merece atenção, diz Katharina Sunnerhagen. "O AVC é uma das principais causas de deficiências graves. Por isso, é importante encontrar formas de preveni-lo ou reduzir a incapacidade causada pelo AVC. Por isso, realizamos essa investigação", justifica a pesquisadora sueca.
LEIA MAIS EM...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário aqui! A sua opinião é muito importante para nós!
Mas lembre-se: Gentileza Gera Gentileza!!
Serão excluídos, sem aviso prévio, as ofensas e os comentários que contrariem as leis e a boa moral.