O publicitário Ismael da Costa Pereira Neto se recuperou das lesões sofridas na corrida praticando CrossFit com o educador físico Gabriel Carneiro: "Fortaleci minha muscultura e aprendi a respeitar meus limites" (foto: Violeta Andrada/Encontro) |
Desde os tempos mais remotos, os povos descobriram que um corpo que não se movimenta se torna fraco e predisposto a doenças. Os conceitos mudaram, e a preocupação com o bem-estar e a longevidade aumentou. Concluiu-se que o cuidado com a alimentação e a prática de exercícios físicos são fundamentais para a conquista da saúde plena. Veio então a "era fitness". Nos anos 1980, a musculação e as aulas aeróbicas viraram febre nas academias. Ainda hoje, a musa Jane Fonda, aos 80 anos, inspira gerações. Novas modalidades foram sendo criadas e recriadas ao longo das décadas. Mas a busca pela saúde a qualquer preço fez com que muitos atletas de fim de semana se aventurassem à execução de atividades físicas sem qualquer orientação. Consequentemente, os casos de lesões subiram. "As mais comuns são distensões musculares, contraturas, tendinites, bursites, entorses, lombalgias e rupturas de ligamentos", diz o fisioterapeuta Arno Ribeiro, mestre em promoção da saúde e especialista em ortopedia, traumatologia e osteopatia.
"Muitas vezes acontece de o praticante vir de uma cultura de força da musculação, exagerar nos treinos e acabar sobrecarregando as articulações e tendões", diz Gabriel Carneiro, educador físico e coach de CrossFit da Companhia Athletica. Mesmo levando a fama de ser uma modalidade que gera muitos riscos, foi através do CrossFit que o publicitário Ismael da Costa Pereira Neto, de 47 anos, se recuperou das lesões sofridas na corrida. "Fortaleci minha muscultura e aprendi a respeitar meus limites", diz. Entre erros e acertos, compreendeu-se, enfim, que o acompanhamento multidisciplinar de profissionais especializados é a garantia de um treinamento correto e seguro. A partir daí, educadores físicos, fisioterapeutas e ortopedistas alinharam os seus conhecimentos para tratar e prevenir o surgimento de lesões.
LEIA MAIS EM...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário aqui! A sua opinião é muito importante para nós!
Mas lembre-se: Gentileza Gera Gentileza!!
Serão excluídos, sem aviso prévio, as ofensas e os comentários que contrariem as leis e a boa moral.