sábado, 6 de outubro de 2018

Diabéticos têm mais risco de doenças cardíacas

Aumento da glicose no sangue se associa a outros fatores de risco
(foto: Freepik)
O diabetes gera inúmeros problemas para o organismo, incluindo doenças cardiovasculares. De acordo com a Federação Internacional de Diabetes (International Diabetes Federation), até 80% dos pacientes com o tipo 2 da doença morrem por causas relacionadas a problemas cardíacos: mundialmente, os índices são superiores aos óbitos ligados ao HIV, à tuberculose e ao câncer de mama.

De qualquer forma, os diabéticos podem diminuir o risco de infarto aderindo a uma alimentação saudável, à prática de atividades físicas, eliminando o hábito de fumar,  fazendo exames periódicos e usando medicações preventivas que devem ser prescritas pelo médico.

O endocrinologista Marcello Bertoluci, coordenador do Departamento Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), explica que a incidência de complicações cardiovasculares é maior em pacientes com diabetes devido ao aumento dos níveis de glicose no sangue, que, somado ao colesterol e à pressão arterial elevada, promovem a formação de placas que entopem as artérias. "Com níveis muito altos de glicose no sangue, várias coisas acontecem. O colesterol torna-se mais agressivo, formando maior número de placas nas artérias coronárias. Além disso, o aumento excessivo da glicose no sangue favorece a maior produção de coágulos que também podem obstruir as artérias. Quando uma artéria sofre uma obstrução, o coração entra em sofrimento por falta de oxigênio e o tecido sadio morre sendo substituído por cicatriz. Dependendo do tamanho da área afetada pode ser fatal ou deixar sequelas irreversíveis, como a insuficiência cardíaca", comenta o médico.
LEIA MAIS EM...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário aqui! A sua opinião é muito importante para nós!
Mas lembre-se: Gentileza Gera Gentileza!!
Serão excluídos, sem aviso prévio, as ofensas e os comentários que contrariem as leis e a boa moral.