quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Alimentos que Baixam Pressão Arterial

Conheça 8 tipos de alimentos que ajudam a controlar a pressão alta, tais como: aveia, alho, leite, peixe, azeite, nozes, ervas, linhaça e outros. Cerca de 30% dos adultos brasileiros sofrem com a hipertensão. Mesmo que a doença não tenha cura, algumas medidas podem ajudar a controlá-la. Veja as dicas. 
Comer aveia pode diminuir a pressão arterial
Você sabia que grande parte das doenças cardiovasculares estão associadas a pressão alta? De acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão, 30% da população adulta do país sofre hoje com a pressão alta e essa porcentagem chega a 50% quando analisamos a população mais idosa. Por isso, é tão importante adotar medidas que ajudem a diminuir a pressão.

Alguns alimentos bem comuns podem ser a chave para o controle da hipertensão e outras doenças relacionados. Associados à hábitos de vida saudáveis, eles podem mesmo ser de grande ajuda para quem quer controlar sua pressão arterial. Veja a lista abaixo: 

Aveia

Cada vez mais a aveia vem sendo apontada como um alimento benéfico para a saúde. Ela é fonte de vitaminas, sais minerais e fibras, que ajudam a regular todo o funcionamento do organismo. Como o excesso de peso pode estar ligado à hipertensão, o consumo da aveia é ótimo para quem está com a pressão alta, pois favorece o emagrecimento.

Além disso, as fibras contidas na aveia ajudam controlar os níveis de glicose no sangue, o que também ajuda na redução da pressão arterial. Por conter magnésio e cálcio, o cereal ainda relaxa a musculatura e reduz o inchaço do corpo. Todos esses efeitos são excelentes para quem está tentando controlar a hipertensão.

Nozes e Amêndoas

As oleaginosas, principalmente as nozes e amêndoas, são ótimas fontes de magnésio. O mineral atua no organismo como vasodilatador, ou seja, faz com que os vasos se expandam, facilitando a passagem do sangue. Outro componente interessante é a vitamina E, que tem altíssimo poder antioxidante, melhorando a circulação e prevenindo o envelhecimento celular precoce.

Essas oleaginosas ajudam não só a regular a hipertensão, mas também a evitar doenças cardiovasculares que podem surgir por causa da elevação da pressão arterial.

Peixes, Linhaça e Azeite
O que esses alimentos têm em comum? Todos são fonte de ômega 3. Segundo alguns estudos, o consumo de alimentos que contenham o ácido graxo deve ser feito em quantidades maiores por quem sofre com a hipertensão. De acordo com os pesquisadores, o ômega 3 está ligado a dois efeitos importantes para o controle da pressão arterial: ele diminui a vasoconstrição e aumenta a vasodilatação. Também contrapõe os efeitos inflamatórios do ômega 6 no organismo.
Na prática, isso significa que a ingestão peixe de água gelada, como a sardinha, o salmão e o atum, além de azeite, linhaça e alimentos enriquecidos com ômega 3 melhoram a circulação e diminuem a pressão. Evite também ômega 6 para uma proporção igual entre os ácidos graxos, do contrário o ômega 3 pode não ser metabolizado pelo seu organismo.

Ervas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário aqui! A sua opinião é muito importante para nós!
Mas lembre-se: Gentileza Gera Gentileza!!
Serão excluídos, sem aviso prévio, as ofensas e os comentários que contrariem as leis e a boa moral.