sábado, 1 de dezembro de 2018

Fim da camisinha? Gel pode ser o novo método anticoncepcional para homens

A mistura de progestina e testosterona, em gel, foi testada pelos pesquisadores que confirmaram sua eficácia para prevenir à gravidez
gel x camisinha
Um projeto que está sendo realizado pelos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA (NIH, na sigla em inglês), e acompanha 420 casais, testa um método experimental de contraceptivo em gel, para homens, que é considerado um grande avanço no controle de natalidade, e promete dar mais equilíbrio na responsabilidade de prevenção de gravidez, que hoje é suportada na maior parte pelas mulheres.

O gel, que mistura progestina e testosterona, e deve ser aplicado nas costas do homem, interrompe a produção de espermatozoides sem interferir na libido proporcionada pela testosterona.

Diana Blithe, chefe do programa de desenvolvimento de anticoncepcionais do Instituto Nacional de Saúde Infantil e Desenvolvimento Humano dos EUA, explica:

“Este gel seria o primeiro método de contracepção controlado pelo usuário e destinado aos homens desde a adoção do preservativo”.

“Esperamos que seja uma forma aceitável de contracepção que os casais queiram usar.”, completa Diana.

De acordo com estatísticas, as pessoas que usam preservativos como método contraceptivo, tem uma taxa de falha, em média de de 12 por cento a 13 por cento, já as pílulas anticoncepcionais baseadas em hormônios falham em cerca de 7 por cento dos casos.

Blithe, disse em entrevista por telefone:

“Alguns homens podem querer controlar a fertilidade, estando ou não em uma relação monogâmica”.

“Seria uma opção para eles.”

Novo método?


No mundo todo, milhões de mulheres usam o método mais convencional de contracepção, que exista há décadas, e é uma dos meios mais confiáveis, que é a pílula anticoncepcional, e possivelmente a maioria dessas mulheres vai preferir continuar tendo controle sobre seu método. Entretanto para os casais onde a mulher por algum motivo não possa usar.

A pesquisadora revelou que muitos homens entravam em contato, pedindo que fosse criado um método para eles, devido a falta de opções do mercado, já que a maioria é direcionada as mulheres.

A fórmula terá a apresentação em gel, pois segundo a cientista, a testosterona em pílula, é eliminada muito rapidamente do corpo.

Nestorone, que é a progestina presente no gel, bloqueia a produção natural de testosterona nos testículos, onde o espermatozoide é produzido. A testosterona no gel, substitui o hormônio no sangue.

“Cortamos na fonte, mas substituímos em todos os outros lugares em níveis que permitem manter tudo funcionando normalmente”, disse Blithe, ressaltando que os níveis de testosterona nos testículos são 50 vezes superiores à quantidade normalmente encontrada no sangue.

Os homens que participaram da pesquisa, foram monitorados de 4 a 12 semanas, até que a quantidade de espermatozoides produzida tenha caído o suficiente para evitar a concepção, neste período suas esposas e parceiras usaram métodos contraceptivos por precaução.

Na próxima fase do teste, os casais vão usar apenas o gel, e caso o resultado seja satisfatório como foi na primeira etapa, será realizado um estudo ainda maior, até que o produto seja lançado no mercado.

Vale ressaltar que o método não previne as doenças sexualmente transmissíveis e seria ideal apenas para usar de forma combinada com outros métodos, e para quem têm relação monogâmica.
Fonte: Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário aqui! A sua opinião é muito importante para nós!
Mas lembre-se: Gentileza Gera Gentileza!!
Serão excluídos, sem aviso prévio, as ofensas e os comentários que contrariem as leis e a boa moral.