Você conhece os efeitos da falta e do excesso de vitamina D no organismo? Entenda como a Vitamina D é importante para seu organismo e porque precisa dela. Veja também o que acontece se ultrapassar em excesso as recomendações diárias de ingestão.
POR RECEITA NATURAL -
Alguns alimentos ricos em vitamina D que complementa a exposição ao sol |
Outra forma de obtenção da vitamina D é através da alimentação. A versão denominada ergocalciferol é a encontrada nos alimentos e suplementos alimentares. Já a vitamina D denominada colecalciferol é a formada em nosso organismo de maneira natural.
No post de hoje você irá entender os efeitos que a falta de exposição ao sol, e consequentemente de vitamina D no organismo por causar na sua saúde. Veja:
Sobre Falta de Vitamina D
A principal função da vitamina D é manter o equilíbrio de cálcio no organismo, sendo responsável pela entrada de cálcio nos ossos ou sua saída. Para isso é muito importante, também, o consumo e absorção do cálcio pelo organismo. Uma forma de medir os níveis de vitamina D e constatar sua deficiência ou excesso são os exames que medem o nível de paratormônio no organismo.
A deficiência de vitamina D pode ser causada, então, pela baixa exposição ao sol, ausência de consumo de alimentos que a contenham e deficiência na absorção da vitamina D. Em crianças a falta dessa vitamina pode levar a um quadro de raquitismo, uma doença que causa má formação dos ossos levando à anormalidades.
Já em adultos, a deficiência de vitamina D pode causar a osteomalácia, uma doença que leva a uma mineralização defeituosa dos ossos, os tornando fracos e sensíveis e, consequentemente, fraqueza nos músculos ao redor desses ossos.
Em pessoas de idade mais avançada, a ausência da vitamina D é causada, principalmente, pela baixa exposição ao sol e alteração nos hábitos alimentares o que pode levar à maior fratura dos ossos. Em mulheres que já passaram pela menopausa é comum o alerta sobre a osteoporose, uma doença que causa a desmineralização dos ossos, levando ao seu enfraquecimento.
Outros fatores que podem causar a deficiência de vitamina D no organismo são doenças que interferem na absorção da vitamina ou sua produção, tais como: Doença de Crohn, doenças hepáticas, insuficiência renal e colestase.