Conheça as principais diferenças entre os chás verde, preto, branco e vermelho. Entendo os benefícios, propriedades, como fazer, dietas, se emagrece e outras características.
A camellia sinensis é matéria-prima para diversos tipos de chás |
A camellia sinensis, conhecida popularmente como chá da Índia, pode alcançar até 15 metros e veio do norte da Índia e região sul da China. Aqui no Brasil seu plantio se concentra na região de São Paulo. Apesar de poder chegar a tal altura descrita acima, devido as podas constantes, ela não tem passado de 1,5 metros.
As flores crescem solitárias, brancas e perfumadas. Seu fruto são cápsulas pequenas e da sua semente é possível extrair óleo para o consumo humano e desta única planta é possível obter vários tipos de chás. Tudo depende da forma de cultivo, coleta, preparo e forma de armazenamento das folhas.
A camellia sinensis tem ação antibacteriana, antidiarreica, broncodilatadora, diurética, estimulante nervoso, imunoestimulante, sudorífica, antitumoral, antioxidante, regeneradora e adstringente. Você pode ler mais sobre a planta clicando no link.
O chá verde
Este chá vem da camellia sinensis. Seu sabor é um pouco amargo e levemente fermentado.
Perda de peso: O chá verde acelera o metabolismo, facilitando a perda de peso, claro que acompanhado de alimentação saudável e exercícios físicos.
É proteção para o coração: Diminui as chances de formação de coágulos nas artérias por conter a substância flavonoide em suas folhas.
Antioxidante: O chá verde impede a ação dos radicais livre que fazem as células envelhecer precocemente. As folhas contém vitamina C, vitamina E e carotenos que promovem elasticidade da pele e previne as temíveis rugas.
Equilibra o colesterol: O chá acompanhado de alimentação de baixa caloria e rica em vitamina e minerais, é muito eficaz para equilibrar o colesterol ruim, o LDL.
Bom para o sistema imunológico: Melhora e fortalece o sistema imunológico prevenindo inflamações e infecções que sã causadas por fungos, vírus e bactérias.
Receita do Chá Verde
- 01 Colher de sobremesa de folhas de chá verde
- 01 Xícara de água quente
Como fazer: Aqueça a água em uma panela, não deixe ferver. Adicione as folhas de chá verde, tampe e deixe descansando por 3 minutos, não deixe ultrapassar esse tempo, pois pode ficar amargo. Coe e tome sem adoçar. Tome de 3 à 4 xícaras ao dia.
Contraindicações: Por conter cafeína, ele é contra indicado para quem é sensível à substância. Atenção: o chá verde deve ser consumido sempre após as refeições pois a cafeína presente nas folhas prejudicam a absorção de vitamina C e ferro; por isso, tome o chá uma hora após as refeições.
Chá branco
Também proveniente da camellia sinensis, este chá não é fermentado, é feito das folhas tenras da planta o que o torna mais raro e caro e são extraídos as folhas e brotos, quando ainda são jovens.
Previne o câncer: Tem antioxidantes, substância eficaz que previne o câncer de estômago e próstata
Ameniza o estresse: O chá branco tem o L-teanina, uma substância que estimula a produção de hormônios responsáveis pelo bem-estar e prazer em nosso organismo.
Receita de Chá branco
- 01 Colher de sopa de chá branco
- 01 Xícara de água
Como fazer: Aqueça a água e quando levantar fervura, desligue o fogo. Adicione as folhas do chá branco, tampe e deixe descansando por 5 minutos. Coe e tome de 3 à 4 x ao dia.
Contraindicações: Não pode se consumido por mulheres grávidas e em período de amamentação. Pessoas diabéticas, com pressão alta, úlcera gástrica e insônia também não podem bebe o chá branco.
Chá vermelho
O chá vermelho também é vindo também da camellia sinensis e para sua produção as folhas são prensadas e maturadas em barris. É conhecido como Ph-erh, tem gosto forte mas não amargo como o chá verde.
É diurético: Diminui o inchaço pois ajuda o corpo a produzir mais urina, impedindo a retenção de líquidos
Facilita a digestão: O chá vermelho aumenta a produção do suco gástrico no estômago, facilitando o processo natural do fígado.
Diminui doenças cardiovasculares: Por equilibrar os níveis de colesterol e fazer uma limpeza nas artérias.
Receita de Chá Vermelho
- 02 Colheres de sopa de chá vermelho
- 01 Litro de água
Como fazer: Coloque chá em uma panela e deixe aquecer até o ponto de fervura. Desligue o fogo e adicione as folhas de chá vermelho. Tampe e deixe descansando por 5 minutos. Coe e tome de 3 à 4 xícaras a dia, morno ou gelado.
Contraindicações: Este chá deve ser evitado por quem tem problemas de estômago, pessoas que sofrem insônia, arritmia cardíaca e gestantes.
Chá preto
O chá preto é o preparo das folhas da camellia sinensis de forma que fique bem fermentado e forte. Este chá diminui a enxaqueca, é eficaz no trato de diarreias, problemas gástricos, pressão alta, estresse, combate o envelhecimento precoce e auxilia no controle da diabetes, equilibrando as taxa de açúcar no sangue e também ajuda na perda de peso.
Receita de Chá preto
- 200 ml de água filtrada
- 01 Sachê de chá preto
Como fazer: Coloque a água no fogo e desligue quando alcançar o ponto de fervura. Adicione o sache de chá preto e tampe. Deixe descansando por 5 minutos. Tome 2 xícaras ao dia.
Contraindicações: É contraindicado para gestantes pois pode ser abortivo e não deve ser consumido também por crianças e idosos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário aqui! A sua opinião é muito importante para nós!
Mas lembre-se: Gentileza Gera Gentileza!!
Serão excluídos, sem aviso prévio, as ofensas e os comentários que contrariem as leis e a boa moral.