terça-feira, 18 de junho de 2019

O Que é Íngua? Quais os Sintomas e Tratamento?

A íngua não é bem uma doença, mas sim o sinal de que o nosso sistema imune está reagindo a algo. Veja mais sobre os seus sintomas e como tratá-la.
Linfonodos que causam a íngua
Você já teve uma íngua? Esse é o nome popular dado às adenites. Esse problema é caracterizado pelo aumento dos gânglios linfáticos, que todos nós temos sob a pele. Quando ocorre uma infecção no organismo, esses gânglios se tornam maiores porque os linfonodos ficam inflamados. Os lugares mais comuns onde as ínguas aparecem são a virilha, o pescoço e as axilas. No entanto, é possível que elas surjam em qualquer parte do corpo.
A causa principal da íngua é sempre um processo inflamatório, que pode ser grave ou agudo. Elas indicam que o nosso sistema imune está reagindo a algo. Por isso, vale a pena procurar um médico quando a adenite parece, pois pode haver uma doença surgindo sem ainda ter mostrado seus sintomas. Porém, podemos tratar as ínguas com remédios caseiros, com argila, eucalipto ou mesmo gengibre. Confira abaixo.

O que é a íngua?

As ínguas, como mencionado, são caroços ocasionados pelo aumento dos gânglios linfáticos. Esse aumento ou inchaço são casados por inflamações na região em que acontecem. Assim, de um modo geral, a íngua aparece em um local próximo ao da inflamação. Estes caroços podem ou não serem dolorosos.
Se você está com um linfonodo aumentado na região do pescoço, o mais provável é que sua origem seja um problema de garganta. O inchaço quase sempre é dolorido e pode ser mole ou consistente. O tamanho também pode variar.
As ínguas costumam desaparecer após algum tempo ou quando a infecção é tratada. Se você observar que o problema persiste, é hora de procurar um médico, pois esse caroço pode indicar outros problemas que exigem tratamento médico.

Sintomas da Íngua

O principal sintoma da íngua é a formação de um pequeno caroço dolorido em locais diversos como atrás da orelha, na nuca, na virilha, nas axilas o na parte posterior do joelho. Ao apalpar a região, é comum sentir mais dor. O local também pode ficar vermelho e levemente quente. Como a íngua é indicativa de inflamação, ela pode vir acompanhada de febre.
Esses carocinhos normalmente duram de 3 a 30 dias. Porém, se a causa for um problema mais sério, a íngua pode persistir por mais de 1 mês. Algumas doenças também podem causar adenite em bebês. Elas desaparecem após cerca de 1 semana, quando o problema for devidamente tratado.

Tratamento da Íngua

LEIA MAIS EM...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário aqui! A sua opinião é muito importante para nós!
Mas lembre-se: Gentileza Gera Gentileza!!
Serão excluídos, sem aviso prévio, as ofensas e os comentários que contrariem as leis e a boa moral.