Será que os bebês podem tomar chás? Veja quais são as ervas mais usadas e qual é a idade para começar a dar chás para seus filhos.
O melhor método para dar chás de forma controlado aos bebês é por meio de uma colher. |
É muito comum que alguém recomende algum chá quando o bebê tem cólicas ou dificuldade para dormir. Estes chás ajudam a acalmar o bebê, diminuindo desconfortos que podem os agitar. Comumente, estes chás são receitas que já foram muito utilizadas por algum membro mais experiente da família. Porém, é preciso ter cuidado com quais ingredientes são utilizados, e qual a dosagem correta. Isso porque a maioria dos médicos não recomenda a utilização dos chás em bebês com menos de 6 meses. Até este período, é recomendado apenas a ingestão de leite materno.
Entretanto, alguns médicos realmente indicam o uso de fitoterápicos em recém-nascidos ou bebês mais velhos. Os chás mais comuns, e também mais eficientes, são os chás de funcho, erva-doce e também de camomila. Abaixo iremos falar mais sobre estes tratamentos fitoterápicos e os cuidados a serem tomados.
Quais são os chás indicados para bebês?
Para começar, é preciso sempre destacar que as ervas não são sempre benéficas. Mesmo plantas conhecidas e cientificamente testadas podem causar reações dependendo do modo com são consumidas. Por isso, é fundamental que não só as mães, mas qualquer pessoa, tenham sempre cuidado ao utilizar chás e medicamentos naturais.
Até os primeiros 6 meses de vida, muitos médicos indicam que o bebê deve ingerir unicamente o leite materno, exceto quando um médico libera o consumo de outros líquidos e alimentos. Até mesmo a água deve ser evitada, uma vez que o leite possui todos os nutrientes necessários para alimentar o bebê e matar a sua sede. Assim, até que o pediatra permita, nenhum chá deve ser dado a recém nascidos, mesmo em casos de dor.
Após a liberação de outros alimentos, líquidos podem ser dados ao recém nascido. Isso inclui alguns tipos de chás, mas sempre com a recomendação de um especialista. Os chás mais levinhos, como o de hortelã e funcho podem ser ministrados para hidratar o bebê, porém com algumas ressalvas.
Para a utilização dos chás em recém-nascidos ou bebês, o chá não deve ser adoçado e ele deve ser dado ao bebê em colheradas e nunca na mamadeira. Ademais, as ervas usadas devem ser avaliadas pelo pediatra e o consumo do chá nunca deve substituir a ingestão de água.
Como preparar o chá para um recém nascido?
Como os bebês são mais frágeis, o cuidado com o preparo e com as ervas utilizadas é ainda mais importante. O ideal é não usar chás industrializados, pois eles podem conter plantas misturadas e outras substâncias desconhecidas. A dica para as mães é manter uma pequena horta em casa com algumas plantas benéficas para que sejam usadas no preparo dos chás.
Para o preparo, separe uma quantidade pequena de folhas frescas, coloque-as em água quente e deixe em infusão por cerca de 3 minutos. Depois coe e espere esfriar para dar ao bebê. Só depois que estiver bem frio, dê o chá em pequenas quantidade em uma colherzinha. A mamadeira deve ser evitada para que o pequeno não perca o hábito de mamar no peito.
Com relação às quantidades e ervas a serem utilizadas, somente o pediatra que acompanha o bebê poderá fazer as indicações corretas. Ainda que muitas mães garantam que deram chás aos seus bebês e nada aconteceu, esse tipo de prática é bastante arriscada e pode traze prejuízos para a saúde da criança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário aqui! A sua opinião é muito importante para nós!
Mas lembre-se: Gentileza Gera Gentileza!!
Serão excluídos, sem aviso prévio, as ofensas e os comentários que contrariem as leis e a boa moral.