Por Canal do Ensino - Olá,
No dia a dia há inúmeros conceitos que confundimos, não é mesmo? Alguns por serem técnicos demais, outros porque temos pouca familiaridade. E há também aquelas palavras que quase todo mundo usa “uma” no lugar da “outra” e a “outra” no lugar da “uma”. Um exemplo disso é o poema e poesia. Qual a diferença? Vem com a gente que você logo saberá, pois explicaremos neste texto as diferenças entre poema e poesia, prosa e verso.
Diferença entre poema e poesia
Quando falamos em poema, nos referimos à forma em que um determinado texto é apresentado. Isto é, poema é um texto dividido em verso, estrofe e que pode apresentar rimas, métrica, ritmo, etc. Ou seja, o poema é algo concreto, pode ser visto, é a estrutura formal de um texto.
Por outro lado, quando falamos em poesia, nos referimos à capacidade que um texto tem de despertar sentimentos e emoções no leitor. A poesia é dotada de beleza, por isso emociona. Por estar relacionada à emoção e à noção de belo, a poesia pode estar em um poema, assim como também em uma imagem, uma música, um quadro, uma flor, etc.
Perceba, portanto, que o poema é concreto, é a estrutura do texto. Enquanto que a poesia é abstrata, e não está no texto, na imagem ou em qualquer outra coisa, está em quem vê, pois são os nossos olhos ou a nossa capacidade de nos sensibilizar e nos emocionar que transformam algo em poesia.
Diante disso, podemos dizer que um poema sempre será um poema, já a poesia dependerá do leitor para ser considerada uma poesia. Portanto, o poema pode conter poesia ou não. E a poesia pode estar presente no poema como em qualquer outra coisa, embora quando se tratar de textos, é necessário que se saiba que o texto só será poesia se for capaz de despertar sentimentos no leitor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário aqui! A sua opinião é muito importante para nós!
Mas lembre-se: Gentileza Gera Gentileza!!
Serão excluídos, sem aviso prévio, as ofensas e os comentários que contrariem as leis e a boa moral.