Atividades que estavam limitadas a abrir apenas de segunda a sexta-feira foram liberadas com restrições.
POR G1 CE - O Ceará avançou no processo de reabertura econômica nesta segunda onda da pandemia de Covid-19. Em novo decreto divulgado neste sábado (1º), academias de ginástica, barraca de praia, igrejas e lojas de rua e de shoppings foram liberadas para funcionar também aos fins de semana, porém, com limitações. O novo decreto passa a valer a partir desta segunda-feira (3).As atividades e circulação de pessoas só devem ocorrer dentro do horário de "toque de recolher" previsto no decreto, que é das 20h às 5h, de segunda a sexta-feira, e das 19h às 5h, no sábado e no domingo.
Leia Também: Novo decreto no Ceará amplia funcionamento de escolas, igrejas, academias e barracas de praia
Veja como fica o funcionamento de cada setor:
Academias
- Segunda a sexta: de 6h às 18h
- Aos fins de semana: até 15 horas, podendo ser até 17 horas se a academia for localizada em shopping.
Além disso, os estabelecimentos devem respeitar a capacidade máxima de 25% de atendimento simultâneo aos clientes e o treino ou aula devem ser feitos por agendamento.
Barracas de praia
- Segunda a sexta: de 10h às 16h
- Aos fins de semana: de 10h às 15h
As barracas de praia só podem funcionar na modalidade de restaurante, ou seja, piscinas e parques aquáticos não devem ser utilizados por enquanto.
Igrejas
- Segunda a sexta: é permitido realizar celebrações presenciais desde que respeitados o limite de 25% da capacidade e os protocolos sanitários e o horário do "toque de recolher"
- Aos fins de semana: instituições religiosas vão poder promover celebrações presenciais até 17h, com as devidas medidas sanitárias, com limite de capacidade de 25%.
Segunda a sexta:
- Comércio de rua e restaurantes: 10h às 16h
- Comércio de shopping e praças de alimentação: 12h às 18h
Aos fins de semana:
- Comercio de rua e restaurantes: 10h às 15h
- Comércio de shopping e praças de alimentação: 12h às 17h
Outra mudança anunciada pelo governador ainda nesta sexta-feria (30) é a permissão de atendimento presencial para café da manhã, dando autorização de funcionamento a partir das 6h a padarias, supermercados e congêneres, durante todos os dias da semana.
"A decisão do comitê é que vamos fazer o avanço das atividades econômicas. No fim de semana voltarão a ser permitidas as atividades econômicas com horários reduzidos, além das atividades religiosas, com o toque de recolher começando às 19h no sábado e no domingo", disse Camilo.
Os horários de funcionamento do comércio e restaurante, contudo, serão diferenciados aos fins de semana.
Camilo Santana salientou ainda que municípios que estão com situação mais crítica da pandemia estão autorizados a instaurarem decretos de isolamento social mais rígidos.
Outras atividades
No último sábado (24), Camilo já havia decidido por ampliar o funcionamento de escolas e reabrir academias, igrejas e barracas de praia.
"Estamos autorizando o avanço do processo de flexibilização das atividades econômicas, sempre com muita responsabilidade. Lembrando que as regras valem de segunda a sexta-feira e manteremos o isolamento social rígido no próximo final de semana, sábado e domingo, quando vão ficar autorizadas a funcionar apenas as atividades essenciais", disse.
As medidas aplicadas na ocasião foram:
- Autorização do ensino presencial em escolas ate o 9º ano, com 40% da capacidade das turmas
- Funcionamento de academias de ginástica com 25% da capacidade
- Funcionamento de igrejas e templos com 25% da capacidade
- Funcionamento de barracas de praia com 40% da capacidade
O Campeonato Cearense de Futebol da série A também está autorizado a acontecer, seguindo os horários estabelecidos no decreto.
FONTE: https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2021/05/01/academias-barracas-de-praia-igrejas-comercio-veja-o-que-muda-com-novo-decreto-no-ceara.ghtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário aqui! A sua opinião é muito importante para nós!
Mas lembre-se: Gentileza Gera Gentileza!!
Serão excluídos, sem aviso prévio, as ofensas e os comentários que contrariem as leis e a boa moral.