A formação e cronologia, delimitação, uso e função do espaço estudado, bem como o processo de ocupação daquela região, são alguns pontos da pesquisa.
POR G1 CE - O arqueólogo cearense Vinicius Franco pretende revisitar o sítio arqueológico Evaristo I, na Serra do Evaristo, em Baturité, interior do Ceará. O projeto, desenvolvido a partir de uma nova escavação, pretende estudar um espaço considerado importante para a compreensão do processo de ocupação do território cearense, o qual obteve uma datação por C14 — análise de carbono — de aproximadamente 700 anos.“Um estudo mais aprofundado do material osteológico proveniente desse sítio poderá trazer novas informações sobre a saúde bucal e padrão dietário dessa população, o que poderia contribuir para o início das discussões sobre as estratégias de subsistência desses grupos”, explica Vinicius.
O pesquisador que é doutorando e mestre no Programa de Pós-graduação em Arqueologia do Museu Nacional (UFRJ) busca elucidar questões relacionadas à formação e cronologia, delimitação, uso e função do espaço do sítio arqueológico, como também o processo de ocupação daquela região.
A pesquisa será coordenada pela doutora Andrea Lessa, professora titular do Programa de Pós-graduação em Arqueologia do Museu Nacional (UFRJ), no Rio de Janeiro; e pelo doutor Sérgio Monteiro, professor do curso de arqueologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife, com o apoio científico do Instituto de Arqueologia e Patrimônio Cultural do Ceará - Instituto Tembetá, instituição de guarda arqueológica cadastrada pelo IPHAN, com sede em Fortaleza.
Sítio arqueológico
O sítio Evaristo I está inserido no topo de uma serra no mesmo lugar onde se encontra um dos Quilombos mais antigos do estado do Ceará, reconhecido pelo Instituto Palmares desde 2010. “A comunidade do Evaristo possui grande interesse no desenvolvimento das pesquisas arqueológicos na serra, é tanto que a primeira escavação, em 2012, ocorreu após anos de pedidos enviados ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), no Ceará, e teve grande envolvimento da comunidade local”, comenta Vinícius.
FOTO: O sítio arqueológico fica localizado na Serra do Evaristo, em Baturité, interior do Ceará. — Foto: Daniel Mendes/Reprodução
CONTINUE LENDO: https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2021/05/31/pesquisador-desenvolve-projeto-para-estudar-sitio-arqueologico-na-serra-do-evaristo-no-macico-de-baturite.ghtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário aqui! A sua opinião é muito importante para nós!
Mas lembre-se: Gentileza Gera Gentileza!!
Serão excluídos, sem aviso prévio, as ofensas e os comentários que contrariem as leis e a boa moral.