POR BBC - Você sabia que até mesmo uma desidratação leve pode ter efeitos prejudiciais a sua cognição, humor, desempenho físico e mental?
E que uma maneira simples de evitar isso é adicionar um copo d'água a cada refeição?
A estratégia pode te ajudar até mesmo a perder peso.
Por que precisamos beber água?
O corpo humano é composto 60% por água — e nosso cérebro é cerca de 90% água.
Precisamos de água para hidratar nossa pele, digerir alimentos e permitir que nossos rins eliminem os resíduos do nosso organismo.
"Basicamente, precisamos de água para realizar uma série de processos em nosso corpo. E como estamos constantemente perdendo fluidos por meio da respiração, do suor e da urina, precisamos repor isso com a água que obtemos a partir de bebidas e outros alimentos", explica Stuart Galloway, professor de fisiologia do exercício da Universidade de Stirling, na Escócia.
E esta reposição é importante sobretudo quando está calor ou estamos fazendo exercícios.
Perigos da desidratação
"Se não repormos (a perda de fluidos), acabamos ficando com déficit de água corporal, e isso significa que muitas vezes temos desempenho físico prejudicado, podemos ter algum prejuízo no desempenho mental e sensação de fatiga, por exemplo", acrescenta o especialista.
O que muita gente não sabe é que até mesmo uma desidratação leve — perda de 1% a 2% da água do nosso corpo — pode prejudicar nosso desempenho físico e mental, como nossa função cognitiva.
"Uma perda de meros 1%, 2% pode afetar algumas de suas habilidades físicas, se você estiver realizando uma atividade de resistência em particular, mas também pode afetar algumas de suas habilidades mentais e seu estado de humor, até que ponto você sente fadiga, por exemplo."
E é importante lembrar que, em casos graves, a desidratação pode ser fatal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário aqui! A sua opinião é muito importante para nós!
Mas lembre-se: Gentileza Gera Gentileza!!
Serão excluídos, sem aviso prévio, as ofensas e os comentários que contrariem as leis e a boa moral.