POR CANAL DO ENSINO - Olá, leitor(a)!Domingo, 9 de maio de 2021, é Dia das Mães. Você já sabe como irá comemorar a data? Com a pandemia de Covid-19 e as regras de isolamento social sugeridas pela OMS (Organização Mundial da Saúde), abraços e visitas estão temporariamente suspensos.
Mesmo que sua mãe já esteja vacinada e não seja dos grupos de risco, os encontros ainda podem transmitir a doença. Mas não se preocupe, pois vamos falar sobre a origem da data e listar 17 dicas para comemorar o Dia das Mães na pandemia. Confira!
A origem do Dia das Mães
Você sabia que o Dia das Mães é comemorado ao redor do mundo em diferentes datas e de diferentes maneiras?
No mundo antigo
Essa história começou na Antiguidade, na Grécia e em Roma, com as festas primaveris, nas quais ocorriam homenagens às divindades que representavam a maternidade, como as deusas Reia e Cibele. Com o tempo, a celebração se espalhou para diferentes partes do mundo.
A popularização da data
Na Inglaterra, por exemplo, a data ganhou destaque no século XVII e é comemorada no 4º domingo da Quaresma, recebendo o nome de Mothering Day. Nos Estados Unidos, no início do século XX, a celebração ganhou força por conta de Anna Jarvis (1864-1948), jovem que perdera a mãe, a ativista Ann Maria Reeves Jarvis, em 1905.
Ela trabalhou pela valorização das mulheres por muito tempo. Fundou o Mothers Day Work Clubs, atuou pelas mães trabalhadoras e contra a mortalidade infantil. Após o falecimento da mãe, Anna, também ativista, realizou uma campanha para destacar a importância da figura materna na sociedade. Por fim, em 1914, a data foi oficializada pelo presidente Woodrow Wilson (1856-1924), sendo comemorada até hoje no 2º domingo de maio, como no Brasil.
Aqui, o Dia das Mães foi oficializado em 1932 por um decreto assinado pelo presidente Getúlio Vargas (1882-1954), com o objetivo de celebrar o amor entre mães e filhos, promovendo reuniões familiares, presentes e homenagens.
Filmes e séries para o Dia das Mães
CONTINUE LENDO...