CONFIRA ABAIXO OS DESTAQUES DA SEMANA ANTERIOR:
CONFIRA AS NOTÍCIAS QUE FORAM DESTAQUE NA SEMANA NO BLOG DO PARCEIRO: 07/03/2022 a 13/03/2022
DESTAQUE ESPECIAL PARA:
POEMA ARACOIABA
Rio Aracoiaba
|
Com muito amor e carinho, desta terra firmo à falar. Terra que me viu nascer e crescer, e que hoje vejo sofrer, e pedir encarecidamente, cuide para eu não perecer.
Àquele que muito nos ajudou, hoje vejo clamar. Por cuidado, zelo e respeito, escuto ele gritar. Falo do rio - Aracoiaba, nossa joia de valor, que aos poucos põe-se a findar.
Mas como tudo na vida tem uma saída, deixo a esperança aflorar. E penso alegremente, que um dia todo contente, ei de ver nosso rio brilhar.
Autora: Elieide Silva.
MERGULHO...
CONFIRA O TOP 5:
5º LUGAR:
Novo RG terá número unificado e QR code; veja tudo sobre as mudanças do documento no Brasil
Modelo anunciado pelo governo federal terá número do CPF como registro único. Institutos de identificação têm até 3 de março de 2023 para se adequar ao novo modelo e iniciar emissão.
POR G1 - O novo modelo de carteira de identidade no Brasil terá número unificado e QR code. As mudanças foram anunciadas pelo governo federal e divulgadas no Diário Oficial da União, em 23 de fevereiro passado (veja vídeo abaixo).O objetivo das mudanças, segundo o governo, é unificar o número do documento em todas as unidades da federação por meio do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).
4º LUGAR:
Sem-teto espancado por personal no DF nega estupro e diz que mulher o chamou para 'brincar' dentro do carro
Em depoimento à Polícia Civil, homem disse que não conhecia esposa de Eduardo Alves e afirmou que ela 'gostou' dele; marido acredita em estupro. Caso ocorreu no dia 9 de março, em Planaltina.
POR G1 - O sem-teto agredido por um personal trainer em Planaltina, no Distrito Federal, negou à Polícia Civil que estuprou a esposa do profissional. O homem, que tem 48 anos, foi espancado em 9 de março após ser flagrado fazendo sexo com a mulher de Eduardo Alves, de 31 anos (veja mais abaixo).O personal afirma que a mulher "sofreu violência sexual por um morador de rua"– apesar de a esposa dele ter admitido, em áudios e para a polícia, que o sexo foi consentido. Na versão do sem-teto, no entanto, ele conta que a mulher parou o carro na rua e falou "vamos brincar".
3º LUGAR:
Spam por SMS: saiba como bloquear propagandas e identificar golpes
O spam é aquela mensagem enviada sem o consentimento do destinatário
POR NOTÍCIAS AO MINUTO - SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Se você tem um celular, provavelmente já recebeu pelo menos um spam via SMS. O spam é aquela mensagem enviada sem o consentimento do destinatário. Na maioria das vezes, trata-se de propaganda de produtos ou serviços, mas também pode ser usado para aplicar golpes, os chamados "smishing".O termo é usado para caracterizar o "phishing" por SMS, que é quando criminosos enviam mensagens fraudulentas buscando induzir o dono do celular a clicar em um link malicioso.
2º LUGAR:
Hábitos saudáveis previnem incontinência urinária, diz especialista
Doença pode afetar vida sexual, profissional e convívio pessoal
POR AGÊNCIA BRASIL - Hábitos saudáveis, exercícios físicos e controle do peso podem prevenir a incontinência urinária – sintoma caracterizado pela perda involuntária da urina, problema que acomete cerca de 20 milhões de brasileiros, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).
De acordo com o doutor em urologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e diretor da SBU, Carlos Sacomani, a incontinência, quando moderada ou grave, pode afetar a vida sexual, profissional e o convívio pessoal do paciente. “Em termos de comprometimento da qualidade de vida, pode ser bastante importante se a intensidade for de moderada a grave”, destaca.
DESTAQUE CAMPEÃO:
Março Roxo quer conscientizar população sobre a epilepsia
Campanha é promovida pela Associação Brasileira de Epilepsia
POR AGÊNCIA BRASIL - A campanha Março Roxo deste ano, promovida pela Associação Brasileira de Epilepsia (ABE), quer conscientizar a população sobre a doença que acomete 2% da população no Brasil e afeta em torno de 50 milhões de pessoas em todo o mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).
A iniciativa internacional começou no Canadá, em 2008, baseada no relato da menina Cassidy Megan, que compartilhou seu sentimento de solidão por ter epilepsia. A cor roxa foi escolhida em alusão à lavanda, flor ligada ao sentimento de isolamento descrito por Cassidy. No dia 26 de março, é comemorado o Dia Internacional de Conscientização sobre a Epilepsia, o Purple Day.