Veja uma lista de alimentos que ajudam a combater a diarreia e outra com os produtos que devem ser evitados durante o período em que as fezes ficam moles e as idas ao banheiro são constantes. A diarreia tem ligação direta com aquilo que comemos além de outras causas. Saiba o que faz bem para diarreia e que não se pode comer.
POR RECEITA NATURAL -
Alimentação e Diarreia |
A diarreia se caracteriza, principalmente, pela alteração na consistência das fezes que se tornam mais líquidas e um grande aumento no número de idas ao banheiro. As causas do problema podem variar bastante: pode ser sintomas desde infecções causadas por bactérias até mesmo a intolerância a alguns tipos de alimentos. Isso sem contar fatores psicológicos que podem afetar o organismo como um todo.
Como na diarreia o indivíduo perde muita água, um dos maiores agravantes da doença é a desidratação, principalmente em crianças e idosos. Sintomas como, redução na quantidade de urina, falta de ânimo, boca seca, lábios rachados e confusão mental indicam que os níveis de água no organismo estão mais baixos que o normal. Na desidratação, há também uma redução nos níveis de sódio e potássio – fundamentais para o bom funcionamento do corpo humano. Não é a toa que por muito tempo se recomendou o uso de soro caseironesses casos.
A alimentação é muito importante para tentar tratar a diarreia, pois o que comemos está diretamente relacionado com o modo como evacuamos. Além da hidratação constante, a pessoa com diarreia deve optar por alimentos que aumente o bolo fecal em detrimento daqueles que podem ter um efeito laxativo. A fim de auxiliar os pacientes, o Hospital Sírio-Libanês criou uma lista com os itens mais benéficos e aqueles que devem ser evitados. Veja:
Alimentos Que Fazem Bem
Veja o que consumir caso você esteja com diarreia.
Líquidos: Água de coco e isotônicos, que ajudam a repor os minerais e alguns nutrientes perdidos na desidratação. Sucos preparados com as frutas mais indicadas (caju, goiaba, banana prata, limão, maracujá, maçã e pera), de preferência coados. Chás de erva-mate, erva-doce, erva-cidreira, camomila, hortelã e de casca de goiaba;
Frutas: Pode-se incluir frutas como caju, goiaba, banana prata, limão e maracujá, além da maçã e da pera sem a casca. O tomate que também é uma fruta pode ser consumido sem pele e sem sementes. O purê preparado com essas mesmas frutas também pode auxiliar.
Alimentos: Carboidratos como macarrão, arroz, fubá, amido de milho, tapioca, pães, torradas e bolachas salgadas. Gelatina e sagu também são uma boa pedida. Legumes como cenoura, batata, baroa, abóbora, inhame e chuchu. Carnes com pouca gordura preparadas sem óleo (cozida, assada ou grelhada).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário aqui! A sua opinião é muito importante para nós!
Mas lembre-se: Gentileza Gera Gentileza!!
Serão excluídos, sem aviso prévio, as ofensas e os comentários que contrariem as leis e a boa moral.