Virar juiz no futebol é algo que precisa de paciência, vocação e saber suportar os gritos e xingamentos à mãe
POR BLOG DO PARCEIRO - Nos próximos dias, a Federação Cearense de Futebol (FCF) vai lançar edital para a criação de um curso de formação de novos árbitros. Mas quem deseja se arriscar no ramo precisa de alguns requisitos: idade mínima de 18 anos, ensino médio completo, não pode ter antecedentes criminais e, obviamente, ser aprovado no curso de formação."É bom lembrar que algumas pessoas possuem um desejo enorme de ser árbitro de futebol, mas não têm potencial para apitar um jogo. E acabam abandonando a carreira precocemente", diz o presidente da comissão de arbitragem da FCF, Milton Otaviano, que foi do quadro da Fifa.
A jornada para chegar ao status de Milton requer muitos anos de trabalho. Para se ter ideia, ao ser aprovado no curso de formação, o árbitro começa apitando jogos de campeonatos estaduais das categorias de base. Depois, sobe um degrau e vai comandar partidas da terceira divisão, em seguida, segunda divisão e só depois poderá, enfim, atuar em confrontos da elite estadual. "Ao longo desse período de apitar jogos amadores, até chegar ao profissional, o árbitro é avaliado constantemente por instrutores que estimulam o potencial e o crescimento dele. Com isso, é preciso mostrar evolução e preencher os requisitos necessários para entrar no quadro nacional", lembra Otaviano.
Para sair de jogos estaduais e chegar a pitar partidas pelo País, o árbitro precisa, primeiramente, ter curso superior completo. Além de um determinado número de jogos realizados nos estaduais. Isso se houver vaga disponível para a federação local.
Matéria Publicada no Diário do Nordeste em 24 de Agosto de 2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário aqui! A sua opinião é muito importante para nós!
Mas lembre-se: Gentileza Gera Gentileza!!
Serão excluídos, sem aviso prévio, as ofensas e os comentários que contrariem as leis e a boa moral.