Anúncio foi feito na noite deste sábado (24).
POR G1 CE - Sobre o novo decreto de reabertura gradual das atividades econômicas, o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), anunciou neste sábado (24) avanços da flexibilização nas áreas de educação, academias, igrejas e barracas de praia."Estamos autorizando o avanço do processo de flexibilização das atividades econômicas, sempre com muita responsabilidade. Lembrando que as regras valem de segunda a sexta-feira e manteremos o isolamento social rígido no próximo final de semana, sábado e domingo, quando vão ficar autorizadas a funcionar apenas as atividades essenciais", disse.
As novas medidas aplicadas são:
- Autorização do ensino presencial em escolas ate o 9º ano, com 40% da capacidade das turmas
- Funcionamento de academias de ginástica com 25% da capacidade
- Funcionamento de igrejas e templos com 25% da capacidade
- Funcionamento de barracas de praia com 40% da capacidade
Em relação às escolas, ainda deve ser oferecido o ensino remoto, caso seja a opção dos responsáveis pelos estudantes.
As academias vão poder funcionar entre as 6h e as 18h, apenas para a prática de atividades individuais e com horário marcado.
As barracas de praia, por sua vez, só podem funcionar na modalidade de restaurante, ou seja, piscinas e parques aquáticos não devem ser utilizados por enquanto.
O Campeonato Cearense de Futebol da série A também está autorizado a acontecer a partir de segunda-feira, seguindo os horários estabelecidos no decreto.
Diariamente, permanece proibida a circulação de pessoas em ruas e espaços públicos entre as 20h e as 5h. As regras valem a partir desta segunda (26) até a próxima sexta-feira (30). No sábado e no domingo o isolamento rígido será mantido. Uma nova decisão será tomada para a semana seguinte.
Nesta sexta-feira (23), integrantes do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 no Ceará se reuniram para a nova deliberação. Setores do Ceará, como bares, restaurantes, além do comércio e as academias, aguardavam esperançosos em relação à reabertura ou a ampliação das atividades presenciais no estado.
No último decreto anunciado pelo governador, no sábado (17), ficou permitido até três pessoas realizando, juntas, a atividade física, podendo ser uma delas um assessor esportivo, com os devidos cuidados sanitários como o uso de máscara e distanciamento.
Mortes por Covid-19
O Ceará chegou nesta sexta-feira (23) a 645.660 casos de Covid-19 e a 16.947 óbitos pela doença, de acordo com a Secretaria da Saúde (Sesa). Nas últimas 24 horas, 31 óbitos foram confirmados no estado. Na atualização anterior, outras dez pessoas tinham sido incluídas como mortas, entre os dias 22 e 23 de abril, totalizando 41.
Os dados que entraram na atualização do IntegraSUS desta terça podem trazer casos e óbitos que aconteceram em dias anteriores, devido ao processo de confirmação de coronavírus nos exames. Ou seja, os novos casos e mortes não aconteceram, necessariamente, entre segunda e terça.
O Ceará tem ainda 96.228 casos em investigação e 1.002 óbitos suspeitos. Com isto, a letalidade do coronavírus no estado está em 2,6. Porém, 440.233 pessoas se recuperaram da doença, de acordo com o IntegraSUS.
FONTE: https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2021/04/24/novo-decreto-abertura-economica-ceara-24-de-abril-de-2021.ghtml