Para modernizar o acesso às informações, o Ministério da Economia lançou a Carteira de Trabalho Digital em substituição á física.
POR G1 CE - A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um documento obrigatório para toda pessoa que presta algum tipo de serviço como contratado em uma empresa. Em tempos de pandemia, a maioria dos serviços está sendo realizada de forma remota e pela internet. Para modernizar o acesso às informações da vida laboral do trabalhador, o Ministério da Economia lançou a Carteira de Trabalho Digital, em substituição da física.Tiago Ferreira, da Superintendência Regional do Trabalho, tirou as principais dúvidas sobre a Carteira de Trabalho Digital e explicou ono CETV 1 desta quarta-feria (26) os benefícios do documento on-line tanto para trabalhadores como para empregadores.
A Carteira de Trabalho Digital está disponível para os cidadãos através de aplicativo para celular nas versões iOS e Android e Web. Para acessar o documento, basta baixar gratuitamente o aplicativo na loja virtual (Apple Store da Apple e no Play Store do Android), ou acessar pela internet.
CONFIRA O VÍDEO: Confira como fazer a carteira de trabalho digital
Como fazer para aderir o documento digital?
"A Carteira Digital do Trabalho faz parte dos serviços digitais do Governo Federal. Vários serviços estão passando para serviços digitais para haver uma facilidade de acesso aos usuários. Os trabalhadores podem acessar a loja do Android, a Google Play ou a loja do iPhone para baixar a carteira de trabalho digital. É a forma mais fácil para obter a carteira de trabalho digital. Mas também eles podem procurar o acesso gov.br/trabalho que tem todos os serviços da secretaria de trabalho e, aí, tem lá também a carteira digital do trabalhador para ele poder acessar."
Automaticamente, todas as informações da carteira física passa para a carteira virtual?
"Não é preciso fazer nada específico. As informações constantes na Carteira de Trabalho Digital são as informações do cadastro nacional de informações sociais, que é o banco de dados do INSS. Então, os trabalhadores podem verificar na carteira digital que tudo que o empregador declarou corretamente, vai constar lá. Às vezes acontece de não ter todas as informações, de ter alguma informação incorreta, mas o trabalhador não precisa entrar em pânico. Ele pode pedir às empresas que elas corrijam as informações e dados mais antigos que estão incorretos que existem na carteira de trabalho digital. O trabalhador pode aguardar porque vão existir mutirões para poder corrigir essas informações."
Mesmo com a carteira digital, é interessante deixar guardada a carteira física?
"É interessante, sim, deixar a carteira física guardada. Ela pode ser necessária para alguma comprovação, principalmente junto ao INSS. Então, se você tem a carteira de trabalho física, mantenha guardada para que ela fique bem conservada para quando você precisar utilizá-la."
Qual a facilidade para o empregador?
"A medida que os empregadores vão aderindo ao E-social, eles não precisam mais fazer anotações na carteira de trabalho física. Então é uma desburocratização. A partir do momento em que o empregador vai lá e declara o E-social, essa informação em 48 horas já tem que estar disponível na Carteira de Trabalho Digital. É uma facilidade. Ele não precisa mais solicitar a carteira de trabalho, reter e devolver para o trabalhador, e a informação que ele transmite pela internet, em 48 horas já deve constar na carteira de trabalho digital do trabalhador."
FONTE: https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2021/05/26/saiba-como-obter-a-carteira-de-trabalho-digital-e-quais-os-beneficios.ghtml
LEIA TAMBÉM: Obter a Carteira de Trabalho