|
O que comer no café da manhã |
Para algumas pessoas, o pensamento de comida é repulsivo no início da manhã. Outros simplesmente nunca sentem que têm tempo. Muitos dietistas renunciam à primeira refeição do dia, imaginando que acabarão comendo menos calorias dessa maneira, quando, na verdade, funciona de outra maneira. As pessoas que pulam o café da manhã geralmente acabam consumindo mais calorias durante o dia, enquanto aquelas que começam a manhã com uma refeição saudável acabam consumindo menos calorias no geral.
Por que o café da manhã é fundamental
Pesquisadores da Universidade Vanderbilt recrutaram pessoas que normalmente sentiam falta do café da manhã e colocaram todas elas em uma dieta de 1,2 mil calorias por dia. Um grupo dividiu as calorias entre o almoço e o jantar. O segundo grupo nessas duas refeições, mais o café da manhã. Doze semanas depois, os que tomavam café da manhã perderam 8kg, e os não tomavam café da manhã tinham perdido 6kg.
Mas os dois grupos não consumiram o mesmo número de calorias? Apenas em teoria, concluíram os pesquisadores. As pessoas que tomavam o café da manhã conseguiram manter a dieta de 1.200 calorias, enquanto as que ficaram com fome até o almoço ficaram mais tentadas a trapacear um pouco.
Se você deixar passar o café da manhã, mostra o estudo, é provável que você coma mais, do que se começasse o dia com uma refeição. Quanto mais tempo você ficar sem comer, mais fome você terá. E quanto mais fome você tiver, maior a probabilidade de comer algo não saudável. Quando você começa o dia com o café da manhã, você inicia domando o animal faminto que tem dentro de você, e torna mais fácil manter os desejos sob controle.
LEIA MAIS EM...