ELEIÇÕES
Colunista do Globo e do CORREIO tem perfil na internet alterado por computador do Palácio
Computador do Planalto foi usado para criticar jornalistas na Wikipedia
Os partidos de oposição e entidades da área de comunicação repudiaram o uso de computador do Palácio do Planalto para criticar e atacar os jornalistas Miriam Leitão e Carlos Alberto Sardenberg, através de mudanças nos seus perfis na Wikipédia, tipo de enciclopédia virtual. O PSDB informou que vai pedir à Polícia Federal que investigue o caso.
O PPS entrou com representação na Procuradoria-Geral de Justiça, mas o procurador-geral, Rodrigo Janot, disse que o caso deve ser investigado pelo Ministério Público Federal de Brasília. O Planalto nega envolvimento do governo e abriu investigação, com prazo de 60 dias para ser concluída.
O Globo, em sua edição de sexta, revelou que Miriam Leitão e Carlos Alberto Sardenberg, colunistas de economia do jornal, tiveram seus perfis no Wikipédia alterados, ano passado, por meio da rede de internet do Planalto. Sobre Miriam, as mudanças foram feitas nos dias 10 e 13 de maio para classificar suas análises como “desastrosas” e ligar a colunista ao banqueiro Daniel Dantas. “Miriam Leitão fez a mais corajosa e apaixonada defesa de Daniel Dantas, ex-banqueiro condenado por corrupção entre outros crimes contra o patrimônio público”, afirmava o texto enxertado no perfil da jornalista.
As mudanças no perfil de Sardenberg foram no mesmo período. O texto na Wikipédia explicava que o colunista é crítico das políticas econômicas de Lula e Dilma. A pessoa mudou o conteúdo e acrescentou: “... principalmente em relação aos cortes de juros promovidos nesses governos. É irmão de Rubens Sardenberg, economista-chefe da Febraban, instituição que tem grande interesse na manutenção de juros altos, uma medida geralmente defendida por Carlos Alberto Sardenberg em suas colunas”.