PROCURANDO POR ALGO?

sábado, 6 de março de 2021

Sem desperdício! Pão velho e seco? O truque para deixá-lo 'fresco e fofo'

É fácil.

Por Notícias ao Minuto - Há sempre sobras de pão. E para fazer com que o pão velho pareça acabadinho de fazer, basta aquecê-lo no forno durante 2 a 3 minutos a 180ºC.

De facto, segundo o portal PetitChef, o calor vai libertar a humidade ainda encontrada no pão, e assim ele ficará crocante por fora e macio por dentro.

Porém, deve ser consumido de imediato. Isto porque pode ficar duro em pouco tempo.

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/1782780/sem-desperdicio-pao-velho-e-seco-o-truque-para-deixa-lo-fresco-e-fofo

ONU: 931 milhões de toneladas de alimentos foram para o lixo em 2019

Montante representa 17% do total disponível aos consumidores

Por Agência Brasil - Cerca de 931 milhões de toneladas de alimentos – 17% do total disponível aos consumidores em 2019 – foram para o lixo de residências, do comércio varejista, de restaurantes e de outros serviços alimentares, segundo pesquisa da Organização das Nações Unidas (ONU). O montante equivale a 23 milhões de caminhões de 40 toneladas carregados, o que, segundo a entidade, seria suficiente para circundar a Terra sete vezes.

O Índice de Desperdício de Alimentos 2021, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e da organização parceira WRAP, do Reino Unido, divulgado esta semana, analisa sobras alimentares em pontos de venda, restaurantes e residências – considerando partes comestíveis e não comestíveis, como ossos e conchas.

Foram observadas, ao todo, 152 unidades em 54 países. De acordo com o documento, o desperdício de alimentos é um problema global e não apenas de países desenvolvidos. As perdas de alimentos foram substanciais em quase todas as nações onde o desperdício foi medido, independentemente do nível de renda.

A maior parte desse desperdício, segundo o relatório, tem origem em residências – 11% do total de alimentos disponíveis para consumo são descartados nos lares. Já os serviços alimentares e os estabelecimentos de varejo desperdiçam 5% e 2%, respectivamente.

Em termos globais per capita, 121 quilos de alimentos são desperdiçados por consumidor a cada ano. Desse total, 74 quilos são descartados no ambiente doméstico. O desperdício tem impactos ambientais, sociais e econômicos significativos, assinala o relatório. Entre 8% e 10% das emissões globais de gases de efeito estufa, por exemplo, estão associadas a alimentos não consumidos, considerando as perdas em toda a cadeia alimentar.

Mudança climática

A diretora-executiva do Pnuma, Inger Andersen, avalia que a redução do desperdício de alimentos ajudaria a reduzir as emissões de gases de efeito estufa, retardaria a destruição da natureza, aumentaria a disponibilidade de comida e, assim, reduziria a fome, além de contribuir para economizar dinheiro em um momento de recessão global.

"Se quisermos levar a sério o combate à mudança climática, à perda da natureza e da biodiversidade, à poluição e ao desperdício, empresas, governos e cidadãos de todo o mundo devem fazer a sua parte para reduzir o desperdício de alimentos”, disse, ao destacar que a Cúpula de Sistemas Alimentares da ONU deste ano será uma oportunidade de lançar “novas e ousadas” ações para enfrentar o desperdício alimentar.

Segundo a ONU, o total de 690 milhões de pessoas afetadas pela fome ao longo de 2019 deverá crescer de maneira acentuada por conta da pandemia de covid-19. Além dessa parcela da população global, existem também, de acordo com a entidade, 3 bilhões de pessoas incapazes de custear uma dieta saudável.

Uma das sugestões apontadas no relatório é que os países incluam o desperdício de alimentos nas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs, na sigla em inglês) no âmbito do Acordo de Paris, enquanto fortalecem a segurança alimentar e reduzem os custos para as famílias. O documento também defende a prevenção do desperdício de alimentos como uma área primária a ser incluída nas estratégias de recuperação da covid-19.

Cerca de 14 países já possuem dados sobre o desperdício doméstico de alimentos coletados de forma compatível com o índice do Pnuma. Outros 38 países têm dados sobre desperdício doméstico que, com pequenas mudanças na metodologia, cobertura geográfica ou tamanho da amostra, permitiriam a criação de uma estimativa compatível

FONTE: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2021-03/onu-931-milhoes-de-toneladas-de-alimentos-foram-para-o-lixo-em-2019

Macacos são os primeiros animais a receber vacina contra a covid-19

Por Olhar Digital Quatro orangotangos e cinco bonobos do Zoológico de San Diego, na Califórnia, nos Estados Unidos, foram os primeiros animais a receber vacina contra a covid-19. Tratadores do local descobriram no início de janeiro, através de testes em fezes, que oito gorilas tinham testado positivo para a variante do coronavírus detectada na Califórnia. Eles tossiam, se moviam mais devagar do que o normal, mas se recuperaram semanas depois.

CONTINUE LENDO...

DAE para recolher multas aplicadas pelo TCE Ceará deve ser emitida no portal da Secretaria da Fazenda

Por Tribunal de Contas do Estado do CearáNo intuito de orientar os jurisdicionados que tiveram processos julgados com aplicação de multa, o Tribunal de Contas do Estado do Ceará informa que a emissão do Documento de Arrecadação Estadual (DAE) deve ser feita no portal institucional da Secretaria da Fazenda (Sefaz), de acordo com as etapas a seguir:

Passo 1 – Acessar a página eletrônica da Secretaria da Fazenda - www.sefaz.ce.gov.br
Passo 2 – Na aba "Serviços", clique em "Todos os Serviços"
Passo 3 - Acessar a seção de "Emissão de DAE, ICMS, ITCD e outros"
Passo 4 - Sinalizar o CPF, digitar o número de identificação do(a) gestor(a) titular do processo e selecionar o estado de origem
Passo 5 - Clicar em "Avançar"
Passo 6 - Indicar o código da receita proveniente de multa aplicada pelo TCE: Código 7072 - Multas do TCE
Passo 7 - Clicar em "Preencher DAE"
Passo 8 - No campo "Período de Referência", digitar o mês e ano em que o processo teve acórdão ou resolução publicada
Passo 9 - Recomenda-se que as "Data de Vencimento" e "Data de Pagamento" sejam as mesmas
Passo 10 - Após preencher o valor da multa e o código automático abaixo, clicar em "Cadastrar"

Importante ressaltar que, após emitido o DAE e recolhido o valor em favor do Estado, o interessado deve dar ciência ao TCE Ceará quanto ao recolhimento da multa, a fim de que a informação seja incorporada aos autos do processo.

Mais informações entre em contato com a Ouvidoria do TCE Ceará pelos canais a distância: Sistema "Contate a Ouvidoria" ou pelos telefones (85) 3212-2222 ou (85) 3488-4817.

FONTE: https://www.tce.ce.gov.br/comunicacao/noticias/4481-dae-para-recolher-multas-aplicadas-pelo-tce-ceara-deve-ser-emitida-no-portal-da-secretaria-da-fazenda

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK