POR CANAL DO ENSINO - Olá, leitor(a)!
Diferentemente do que se possa pensar, o cinema mudo não é uma experiência exclusiva para aficionados(as) ou estudiosos(as) da sétima arte. Quem já assistiu aos episódios de Tom & Jerry (1940) e Papa-Léguas (1949) entende muito bem e se diverte bastante com o conceito de filme mudo. Esses desenhos animados, sem diálogos, mas com trilhas sonoras incríveis, marcaram a infância de muitas gerações e revelam ser possível aproveitar uma boa história sem que haja falas expressas nela.
Entretanto, isso também exige de nós dedicação e atenção ininterruptas, já que, para compreender o que está acontecendo e as nuances das narrativas que nos são apresentadas, é preciso seguir com interesse cada mínima expressão dos(as) personagens e os jogos de cenas. Para ajudá-lo(a) a conhecer mais desse universo fílmico quase silencioso, e a experimentar novos velhos jeitos de ver uma película, selecionamos 7 filmes gratuitos muito importantes na história do cinema.
História e relevância do cinema mudo
Por mais estranho que isso soe, o cinema mudo não é exatamente silencioso. Para explicar melhor, antes é preciso entender a origem da denominada sétima arte. As primeiras imagens do que seria um grande meio de entretenimento mundial surgiram com o cinematógrafo, aparelho inspirado no cinetoscópio criado por Thomas Edison.
A patente — registro que atribui uma invenção a alguém — do cinematógrafo foi conferida aos irmãos Lumière. Em 1895, diante de uma pequena plateia, a primeira exibição de cenas em movimento durou cerca de um minuto. Nela, observou-se a saída de operários da Fábrica Lumière. Depois disso, as cenas foram repetidas inúmeras vezes em encontros públicos e ganhando ainda mais a atenção de espectadores.
Nesse período, os altos custos para introdução e sincronização de som nos filmes desencorajaram sua utilização nas produções. Entretanto, isso não impediu que as projeções fossem acompanhadas de trilha sonora. Nas salas, teatros e eventos em que os filmes eram passados, músicos eram contratados para acompanhar as cenas. Por isso, não se pode dizer que as produções eram totalmente mudas.
Atualmente, sabemos que a produção e a distribuição de um filme passam por diversos processos, da escolha de elenco e gravação de cenas até a contratação de tradutores e dubladores — considerando a difusão dele em larga escala. Pensando nisso, defende-se muito que o fato de o cinema mudo não possuir diálogos falados foi o que possibilitou sua popularização por todo o mundo, afinal, independentemente de onde se estava, as cenas e expressões permitiam a compreensão da história.
Com o passar do tempo, algumas produções já inseriam legendas explicando o que se passava nas cenas, mas isso não complicava o processo de distribuição, como no caso da dublagem, porque bastava fazer um recorte do filme e inserir as legendas conforme a língua de onde se estava projetando.
7 filmes mudos gratuitos
Contrariando as expectativas de que o cinema teria vida curta, muitas foram as produções e inovações que fizeram dessa técnica de projeção de cenas um sucesso mundial. O cinema mudo foi explorado de diversas formas e proporcionou a existência de grandes clássicos da sétima arte. Reunimos 7 deles para apresentar, vejamos: