|
Fonte: Shutterstock |
Postado por: Eduardo Toloto
Olá, leitor!
Certamente você percebe o alto volume de veículos transitando diariamente. Esse aumento se dá pela facilidade no financiamento, necessidade do rápido deslocamento e correria do dia a dia o que acaba influindo diretamente na educação do trânsito, ou melhor, a falta dela.
Grande parte dos motoristas atribui a culpa pela alta taxa de acidentes, na precariedade das estradas, na falta de sinalização, entre outros. No entanto, acabam se esquecendo de apontar o dedo para o real problema que acomete tudo isso, ou seja, o próprio condutor.
Claro, estradas ruins e má sinalização influenciam negativamente nesse quadro, mas não é só isso, não é mesmo? Sempre existe aquela parcela, diga-se de passagem grande parcela, de acidentes causados pela distração e acima de tudo, educação.
Se você quer aprender como aprimorar a educação no trânsito para compreender como uma criança educada, se torna o adulto responsável no trânsito, acompanhe esse conteúdo desenvolvido especialmente para essa finalidade. Confira!
Você conhece a importância da educação no trânsito?
É importante destacar a necessidade de influenciar positivamente no aprendizado dos indivíduos ainda crianças. Afinal de contas, a criança de hoje é o adulto que guiará um carro, caminhão, ônibus ou qualquer outro veículo.
Dito isso, podemos assumir que grande parte dos acidentes que presenciamos, está intimamente ligada à falta da educação no trânsito.
Devemos compreender que o aprendizado sobre tudo que envolve dirigir um veículo, deve ir além daquele que compete ao funcionamento e direção em si. Em outras palavras, é necessário ensinar crianças e posteriormente aos adolescentes e adultos, muito mais que apenas legislação de trânsito, sinais de trânsito ou como dirigir.
Se faz imprescindível o entendimento e o posicionamento das pessoas sobre o aspecto da cidadania. Transparecer no aprendizado a ética e todos os valores intrínsecos e vitais à sociedade em que vivemos.
Portanto, existem alguns pontos substanciais que devem ser apresentados a todos os que querem se tornar condutores um dia, são eles:
- Incentivar a aprendizagem sobre as técnicas da circulação das vias;
- Trazer à tona os riscos reais de acidentes;
- Mostrar e intensificar o estudo acerca das causas e consequências dos acidentes;
- Aplicar a correção adequada das atitudes no trafegar, indiferente ao perfil condutor ou de pedestre;
- Conscientizar é a melhor prevenção de acidentes;
- Elucidar sobre as Leis de Trânsito;
- O condutor do trânsito como algo além de motorista, mas sim um cidadão;
- Estimular o aprendizado acerca da real necessidade de aplicar os preceitos da educação no trânsito.
Além desses direcionamentos de caráter conceitual e teórico, existem algumas medidas práticas para a prevenção de acidentes de qualquer natureza.
Como evitar acidentes de trânsito? A educação é o primeiro passo!
Você sabia que em todos os levantamentos realizados pelos órgãos responsáveis pela mensuração das causas de acidentes, o fator humano é a principal constante nessa equação?
Quando citamos fator humano, nos referimos diretamente a educação no trânsito. Seja por falar ao telefone enquanto dirige, não respeitar a sinalização e seus limites de velocidade e a criação de mensagens no celular.
Tudo isso mencionado acima está diretamente ligado à educação no trânsito. Afinal, se você fala ao telefone, mesmo sabendo que é proibido, ou dirige a 80km/h em uma via em que o permitido é 40km/h, certamente você deixou a educação, consideração e cidadania para com as demais pessoas, de fora do carro, não é mesmo?
Esse cenário é ainda agravado quando há o consumo abusivo de álcool e drogas, pois o condutor abre mão de toda sua sobriedade e coloca não somente a sua vida, mas a de todos em risco, nessa situação que é considera uma “Roleta Russa” no trânsito.
Utilize a direção defensiva como proteção
Direção defensiva, nada mais é do que estar atento à condução de outros motoristas, certamente você conhece aquela expressão: “Temos que dirigir por nós e pelos outros”, não é mesmo?
Além disso, é fundamental respeitar as condições do tempo, bem como as condições das estradas e pistas.
Não nos esqueçamos dos pedestres
Inseridos no código de trânsito estão algumas orientações direcionadas aos pedestres. Todos sabemos que da mesma forma que existem motoristas desatentos, há também aqueles pedestres que andam fora da faixa, se esquecem das calçadas, evitam passarelas e pontes.
Portanto, siga corretamente as regras e se assegure de que pelo menos a sua parte como cidadão está garantida.
Faça ao menos o mínimo, que é a sua parte!
Todos já sabem disso, mas é bom reforçar: evite consumir bebidas alcóolicas quando dirigir, respeite o limite de velocidade, respeite o pedestre e evite ultrapassar em local proibido. Além de tudo isso, realize sempre uma revisão antes daquela viagem de férias.
Já ouviu falar do Movimento Maio Amarelo?
Diante da alta taxa de mortalidade no trânsito, o Poder Público em conjunto com a Sociedade Civil, buscam a conscientização dos condutores. O objetivo principal do movimento é pautado na necessidade de conscientização quanto à segurança viária.
Com o intuito de mobilizar diferentes segmentos da sociedade temos os seguintes alvos: órgãos do governo, entidades de classe, empresas de diferentes nichos, federações, associações, dentre outros.
Dessa forma, desenvolve-se a possibilidade de explorar o escopo desse tema atual, que grita por socorro. O mês de maio, que foi escolhido como referência, se dá por meio de uma divulgação que a ONU fez, promovendo a Década de Ação para Segurança no Trânsito.
O fundamento principal abordado pela iniciativa Maio Amarelo é sem dúvidas, a educação no trânsito e como isso pode impedir progressivamente o aumento dos acidentes.
Conheça 10 livros gratuito sobre educação no trânsito
Nós do Canal do Ensino separamos 10 livros para auxiliar na disseminação da educação no trânsito, veja a seguir!