PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 8 de abril de 2021

Inscrições para Olimpíadas de Língua Portuguesa vão até 30 de abril

Competição está em sua sétima edição

Por Agência Brasil - A Olimpíada de Língua Portuguesa, que reconhece o trabalho de professores e estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas do Brasil, está com inscrições abertas até 30 de abril. O concurso, em sua 7ª edição, é uma iniciativa do Itaú Social e do Ministério da Educação, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

Podem participar professores de língua portuguesa e seus estudantes nas seguintes categorias: Poema, Memórias Literárias, Crônica, Documentário e Artigo e Opinião. Os professores devem fazer a inscrição e a Secretaria de Educação do município, a adesão no site https://www.escrevendoofuturo.org.br/concurso.

Para participar dessa edição, o professor ou a professora deve escrever um Relato de Prática acompanhado de um conjunto de materiais que vão contar a história do trabalho realizado com a turma. Todo esse conteúdo gerado será o resultado do trabalho coletivo, construído e compartilhado com estudantes, professores e comunidade escolar.

Integrante da equipe técnica do Programa Escrevendo o Futuro, que desenvolve a olimpíada, Patrícia Calheta destacou o tema deste ano O lugar onde vivo, que é um convite para uma aproximação da escola com a comunidade e o território.

CONTINUE LENDO...

Cientistas relatam caso de bebê com três pênis pela primeira vez

Por Olhar DigitalO primeiro caso de trifalia aconteceu no Iraque e chamou a atenção de diversos médicos e cientistas após a divulgação pela revista científica Journal of Surgery Case Reports. Segundo o estudo, o bebê com três pênis foi levado para cirurgia com cerca de três meses, após os pais notarem inchaço no saco escrotal da criança. Continue Lendo...

3 frutas para colocar na dieta e emagrecer mais rápido!

Por Tua SaúdeNesse vídeo, a nutricionista Tatiana Zanin vai te contar quais são as melhores frutas para emagrecer e como incluí-las em sua alimentação! Olha só e guarda essa super dica para você, hein!

A nutricionista Tatiana Zanin vai te contar quais são as melhores frutas para emagrecer e como é o jeito certo de comer essas frutas.

Incluir essas frutas na sua alimentação é uma boa estratégia para baixar o peso e diminuir a gordura abdominal acumulada, porque elas são pobres em calorias, ricas em fibras e possuem um baixo índice glicêmico.

SAIBA MAIS EM:10 frutas para emagrecer (com poucas calorias)

CONFIRA O VÍDEO NO LINK ABAIXO:
https://www.youtube.com/watch?v=hbnPrSr4au4&t=197s&ab_channel=TuaSa%C3%BAde

Frutas ricas em ferro: quais são?

O ferro é um nutriente essencial para o bom funcionamento do organismo e as frutas são uma excelente maneira de o obter. Veja  neste artigo quais são as frutas ricas em ferro!

Por Tua SaúdeO ferro é um nutriente essencial para o funcionamento do corpo, pois está envolvido no processo de transporte de oxigênio, atividade dos músculos e do sistema nervoso. Esse mineral pode ser obtido através da alimentação, com frutas como coco, morango e frutos secos, como pistacho, nozes ou amendoim.

A vantagem de utilizar frutas ricas em ferro é que muitas delas são, em geral, também ricas em vitamina C, que é uma vitamina que promove a absorção do ferro de origem vegetal pelo organismo, contribuindo para a prevenção e tratamento da anemia.

Saber quais são as frutas ricas em ferro é importante especialmente para os vegetarianos, porque não consomem carne, que é uma excelente fonte de ferro. Por isso, é importante que busquem alternativas para a fonte de ferro, para evitar doenças por carência desse mineral, como a anemia. Saiba o que o vegetariano deve comer para evitar a anemia. 

Benefícios do ferro para a saúde

CONTINUE LENDO...

Como lavar corretamente frutas e verduras

Lavar as frutas e os legumes é um passo muito importante antes de cozinhar, porque, além de eliminar alguns agrotóxicos e pesticidas, também permite remover vírus e bactérias responsáveis por doenças como a salmonelose. Veja o passo-a-passo para lavar corretamente e que produtos deve utilizar! 

Por Tua Saúde - Lavar bem as cascas das frutas e os legumes com bicarbonato de sódio, água sanitária ou alvejante, além de eliminar sujeira, alguns agrotóxicos e pesticidas, presentes na casca do alimento, também permite remover vírus e bactérias responsáveis por doenças como hepatite, cólera, salmonelose e até coronavírus, por exemplo.

Antes de lavar as frutas, legumes e verduras, é importante lavar bem as mãos e retirar as partes que estejam machucadas. Depois disso, deve-se seguir os seguintes passos:

  1. Lavar os vegetais com uma escovinha, água morna e sabão, para retirar a sujeira visível a olho nu;
  2. Deixar as frutas e as verduras com casca de molho em uma bacia com 1 litro de água e 1 colher de bicarbonato de sódio ou de água sanitária, por cerca de 15 minutos;
  3. Lavar as frutas e as verduras em água potável para retirar o excesso de bicarbonato, de água sanitária ou do produto usado na desinfecção.

Além disso, é importante ter cuidado para não misturar os alimentos limpos com aqueles que estão sujos ou crus, já que pode voltar a haver contaminação.

Os alimentos que são cozinhados podem ser apenas lavados com água corrente para retirar a sujeira, já que o calor é capaz de eliminar os microrganismos presentes nesses alimentos.

É importante lembrar que sempre que se utilizar produtos químicos comerciais próprios para lavar vegetais deve-se ler as instruções da embalagem para respeitar a quantidade a utilizar, evitando que aconteça acúmulo da substância no organismo. Nesse caso, o ideal é seguir as orientações da embalagem.

Já o uso de produtos como alvejantes, cloro ou tira-manchas é totalmente desaconselhado pois podem ser nocivos para a saúde, se não forem completamente retirados dos alimentos antes de consumir.

CONTINUE LENDO...

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK