PROCURANDO POR ALGO?

segunda-feira, 29 de março de 2021

Eficiência de máscara desenvolvida pela UnB é testada em Brasília

Matéria prima utilizada é encontrada na casca de crustáceos

Por Agência Brasil - Uma molécula natural obtida a partir da casca de crustáceos pode ajudar na confecção de máscaras bastante eficientes para a inativação do novo coronavírus. Apelidada de Vesta, a máscara foi desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) por meio de nanotecnologia.

A ideia é disponibilizar o equipamento de proteção individual (EPI) inicialmente a profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) e demais estabelecimentos de saúde interessados. Se tudo der certo, ele poderá ser disponibilizado, posteriormente, à população em geral.

A nova máscara já está sendo testada em profissionais que atuam na linha de frente de combate à covid-19 no Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), em Brasília. 

“Iniciamos os ensaios clínicos com o objetivo de comparar o desempenho do respirador Vesta com os tradicionais. Estamos analisando vários fatores, como a eficiência do respirador em inativar o vírus. Há outras avaliações em paralelo, relacionadas a fatores de usabilidade, como conforto e vedação. Tudo está sendo mapeado”, explica a pesquisadora Graziella Joanitti, professora da Faculdade UnB Ceilândia.

Segundo ela, o diferencial da Vesta é que, na camada do meio, onde é feita a filtração em máscaras de três camadas, há um revestimento adicional com partículas à base de quitosana – substância obtida a partir da casca de crustáceos. “Esse material foi extraído, servindo de matéria-prima para a preparação de nanopartículas para esse equipamento de proteção individual”, acrescenta.

De acordo com a bióloga, essas nanopartículas são cerca de 100 mil vezes menores do que o diâmetro de um fio de cabelo. Ao entrar em contato com a quitosana, o novo coronavírus é desativado após ter sua estrutura desorganizada. 

“Nós reconstruímos e reorganizamos, na forma de nanopartículas, a matéria-prima obtida na casca de crustáceos, como os camarões. São essas partículas que compõem a camada filtrante, responsável pela proteção adicional da máscara”, detalha a pesquisadora.

Graziella explica que a próxima etapa para a disponibilização mais ampla da máscara é a certificação e a regularização junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para, em seguida, transferir a tecnologia a empresas interessadas. Como se trata de uma tecnologia 100% nacional, ela acredita ser "bem possível" que a máscara saia a um custo menor do que o de equipamentos similares.

FONTE: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2021-03/eficiencia-de-mascara-desenvolvida-pela-unb-e-testada-em-brasilia

MENSAGEM: Como posso me tornar uma pessoa forte e confiante?

Por Você Realmente Sabia? - Pare de inventar desculpas para si mesmo sobre por que você não pode mudar nada em sua vida.

Porque isto não é verdade. É confortável não fazer nada. Manter o status quo requer menos energia, menos pensar, menos fazer. E sim, em troca é isso que você ganha. Menos vida.

Se você admite que está inventando desculpas, esse é o primeiro passo.

Passo dois? Você decide que este ano, este mês, esta semana, agora mesmo, você fará algo diferente.

E o passo três? Você experimenta. Pratique novos hábitos. Como estes.

Dê boas-vindas aos obstáculos em sua vida.

Quantas vezes você já disse a si mesmo: Se eu não tivesse aquele sorvete de chocolate no freezer, teria mantido minha dieta? Naqueles momentos em que você está tentando racionalizar suas decisões e ações, você está culpando os obstáculos por não alcançar seus objetivos de curto ou longo prazo. Ou, em outras palavras, você está dando a eles prioridade máxima e mais importância do que qualquer coisa que você possa fazer ou mudar com seu comportamento. Mas e se os obstáculos servissem a um propósito diferente em nossa vida? Em vez de usá-los como desculpa para evitar algo ou até mesmo desistir de algo, é mais benéfico se os usarmos em nosso proveito.

Como você pode fazer isso?

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK