PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 11 de abril de 2023

Exposição no Rio mostra evolução do celular, inventado há 50 anos

 Mostra começa em maio, no Museu do Amanhã

POR AGÊNCIA BRASIL - O telefone celular, bem como a primeira ligação feita por ele, completaram 50 anos no último dia 3. Quando foi criado, pelo engenheiro americano Martin Cooper, ninguém imaginava que o aparelho seria responsável por uma revolução na comunicação e na vida das pessoas. Hoje, 5,22 bilhões de pessoas no mundo usam celulares. No Brasil, são 250 milhões de números. O primeiro aparelho foi desenvolvido pela Motorola, em 1973.

A partir do dia 23 de maio, a história dessa invenção será contada no Museu do Amanhã, na Praça Mauá, região portuária do Rio de Janeiro, na exposição Hi Tech Celular 50, que já está sendo montada e vai misturar tecnologia e arte.

“É uma exposição que fala do passado e do futuro, porque não tem como compreender o futuro sem relembrar o passado”, disse à Agência Brasil o curador e idealizador da mostra, Miguel Colker, que acrescenta: “tem um caminho histórico mas, no final, [a exposição] questiona quais são as possibilidades de impacto do celular na saúde, na educação, na cultura, na democracia”.

A narrativa leva o público por seis seções: Buraco Negro, Mobilidade e Liberdade, Popularização e Individualização, Multiplicidade, Excesso e Labirinto de Possibilidades. Em cada uma, o público poderá mergulhar em experiências que marcaram as gerações dos aparelhos celulares e seus devidos impactos, com um convite final a reflexão para o que ainda está por vir. Os visitantes também terão a oportunidade de conhecer um protótipo original do DynaTAC 8000x, relíquia cedida pela empresa Dyna LLC, do inventor e “pai” do celular, Martin Cooper.

Brasil

O celular chegou ao Brasil no final da década de 1980. O primeiro sistema de celular implantado no país foi em1989, no Rio de Janeiro.

Uma curiosidade sobre o nome celular é que o sistema de telefonia móvel se chamava, originalmente, sistema de células, porque consistia em distribuir antenas em pequenas células geográficas espalhadas pela cidade. Como não era possível ter uma antena que cobrisse a cidade inteira, eram espalhadas antenas por toda cidade.

Assim, se uma pessoa que estivesse em Santa Teresa, no centro do Rio, por exemplo, e se deslocasse para Botafogo, seria possível continuar conversando pelo celular durante o trajeto.

Excessos

A mostra também chama a atenção para o uso inadequado e danoso do celular. “O celular se tornou uma ferramenta para o bem e para o mal. Ele é fruto de uma necessidade humana. É algo, hoje, que a gente precisa olhar e refletir sobre o uso dele. Existe pouco debate sobre o uso do celular”, pondera Colker.

Na avaliação dele, o debate que se faz hoje é raso. “Hoje, no Brasil, você tem mais celular do que brasileiros. Você tem mais linhas de celulares do que brasileiros. É verdade”. De acordo com relatório da ‘Mobility Report’, em 2028 haverá mais celular do que ser humano no planeta.

“É uma ferramenta que, no Brasil, é usada, em média, cinco horas por dia, e deve fazer parte dos debates sobre áreas importantes do desenvolvimento, como saúde, educação”.

FONTEhttps://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-04/exposicao-no-rio-mostra-evolucao-do-celular-inventado-ha-50-anos

ACESSE O MEU CANAL NO YOUTUBE:

JOSENI DE LIMA

Campos sexo e nome social em carteira de identidade devem ter mudanças

Minuta com alterações deve ser apresentada em até 60 dias

POR AGÊNCIA BRASIL - O governo prepara mudanças nos campos nome social e sexo da Carteira de Identidade Nacional (CIN), documento padronizado que pretende substituir outras formas de identificação do cidadão, como o famoso RG, que é emitido por secretarias estaduais.

Por meio de uma resolução publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (10), a Câmara Executiva Federal de Identificação do Cidadão criou um grupo de trabalho composto por representantes de cinco ministérios, além de Receita Federal e do Conselho Nacional dos Diretores de Órgãos de Identificação. O objetivo é propor alterações nas atuais regras, que foram estabelecidas em fevereiro de 2022, no governo de Jair Bolsonaro.

Em novembro, a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), órgão do Ministério Público Federal (MPF), emitiu uma nota técnica com críticas ao decreto que estabeleceu as regras atuais. O texto prevê, por exemplo, a inclusão do nome de registro ao lado do campo nome social.

ACESSE O MEU CANAL NO YOUTUBE: JOSENI DE LIMA


Para o PFDC, a previsão para a inclusão do nome de registro na CIN “não apenas configura flagrante violação do direito à autoidentificação da pessoa trans, como invalida a sua própria necessidade de uso, além de abrir perigoso precedente para a exposição vexatória de um nome que não representa a pessoa que se deseja identificar”.

O órgão também afirmou que “a exigência de inclusão do sexo biológico, além de não conter qualquer necessidade administrativa ou burocrática que a justifique, estimula violações dos direitos humanos das pessoas que apresentam um sexo registral diferente da sua identidade e expressão de gênero”.

Uma minuta para alterar as disposições sobre os campos sexo e nome social na Carteira de Identidade Nacional deverá ser apresentada em, no máximo, 60 dias, conforme o decreto publicado nesta segunda-feira (10).

FONTEhttps://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-04/campos-sexo-e-nome-social-em-carteira-de-identidade-devem-ter-mudancas

Como entrar em contato com o suporte do WhatsApp pelo aplicativo

A solicitação é simplificada e pode ser realizada pelo smartphone, tablet ou mesmo pela versão Web do aplicativo; confira

POR OLHAR DIGITAL - O WhatsApp é um dos maiores canais de comunicação no Brasil atualmente, utilizado com funções pessoais e profissionais por diversos usuários. Mas, assim como qualquer grande aplicativo, ele também está sujeito a erros que comprometem a experiência de quem o utiliza, o que pode impossibilitar a comunicação com as outras pessoas. Por isso, separamos um passo a passo de como entrar em contato com o suporte do WhatsApp, caso você precise reportar problemas no seu app. 

Continue Lendo em: https://olhardigital.com.br/2023/04/10/dicas-e-tutoriais/como-entrar-em-contato-suporte-do-whatsapp/

Quem pode se vacinar contra a gripe?

Campanha de vacinação contra a gripe tem como meta imunizar 90% do público prioritário, incluindo idosos, crianças e gestantes

POR OLHAR DIGITAL - Começou nesta segunda-feira, 10 de abril, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. O Ministério da Saúde tem como meta vacinar pelo menos 90% do público prioritário para a imunização, que soma 81,8 milhões de pessoas, até o dia 31 de maio.

Entre os alvos da campanha estão:

  • Pessoas com 60 anos ou mais;
  • Crianças de seis meses a cinco anos de idade;
  • Trabalhadores da saúde;
  • Professores;
  • Gestantes;
  • Puérperas.

Continue Lendo em: https://olhardigital.com.br/2023/04/10/medicina-e-saude/quem-pode-se-vacinar-contra-a-gripe/

Estações públicas de carregamento podem infectar dispositivos, alerta FBI

Criminosos podem sabotar as estações e transmitir malwares

POR OLHAR DIGITAL - O FBI está alertando a população sobre os riscos de recarregar aparelhos em estações públicas gratuitas. O departamento informa que criminosos conseguiram sabotar as estações, transmitindo malwares e softwares aos dispositivos, permitindo que os hackers tenham acesso aos dados armazenados.

A conta oficial do FBI em Denver publicou no Twitter: “Evite usar estações de recarga gratuitas em aeroportos, hotéis ou shopping centers. Os malfeitores descobriram maneiras de usar portas USB públicas para introduzir malware e software de monitoramento nos dispositivos. Leve seu próprio carregador e cabo USB e use tomada elétrica.” 

Continue Lendo em: https://olhardigital.com.br/2023/04/10/seguranca/estacoes-publicas-de-carregamento-podem-infectar-dispositivos-alerta-fbi/

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK