Especialistas orientam que os cuidados devem ser redobrados principalmente por grupos mais vulneráveis.
POR NOTÍCIAS AO MINUTO - A menos de uma semana para o início da Copa do Mundo - momento em que amigos e familiares costumam se reunir para ver as partidas de futebol -, o aumento de casos de covid-19 provocado por novas subvariantes da Ômicron tem reforçado a necessidade de medidas preventivas para evitar ainda mais a proliferação da doença. Especialistas orientam que os cuidados devem ser redobrados principalmente por grupos mais vulneráveis."Idosos, gestantes e pessoas com imunocomprometimentos não devem se expor tanto neste momento. Também é preciso levar em consideração que muitas pessoas convivem com esses grupos. Desta forma, todas essas pessoas precisam ter cuidados redobrados para evitar a transmissão", avalia o infectologista e diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Renato Kfouri.
"Com aumento de casos no mundo inteiro, nós voltamos a precisar de cuidados, principalmente para os não vacinados e pessoas com algum grau de imunodepressão. Incluímos ainda crianças que não foram vacinadas, gestantes e indivíduos que têm câncer ou doenças graves - renais, cardíacas ou pulmonares", acrescenta Marcelo Otsuka, vice-presidente do Departamento Científico de Infectologia da Sociedade Brasileira de Pediatria de São Paulo (SBPSP).
"Outro problema é que no Brasil ainda não temos a atualização das vacinas, que ainda não foram liberadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)", afirmou Otsuka. Em nota, a Anvisa informou que não tem data para a liberação.
No último sábado, 12, a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde publicou nota técnica em que recomenda o uso de máscara pela população e a adoção de outras medidas. Conforme o documento, entre os dias 6 e 11 deste mês, foram notificados 57,8 mil casos da doença. Com isso, a média móvel de diagnósticos positivos, calculada neste período, subiu para 8,5 mil, o que representa aumento de 120% em relação ao índice da semana anterior (3,8 mil).
Confira a seguir orientações as principais orientações:
Com a alta de casos de covid-19, entre outros vírus respiratórios, quais os riscos ao reunir amigos e familiares para assistir os jogos da Copa do Mundo?
CONTINUE LENDO EM: https://www.noticiasaominuto.com.br/ultima-hora/1966243/como-driblar-a-covid-19-na-copa-veja-cuidados-ao-reunir-familiares-e-amigos