PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 3 de junho de 2021

DE QUE ADIANTA...

De que adianta...

De que adianta o teu querer ser feliz
Se não ouves a voz que vem do coração,
Tornas em realidade os versos que fiz
Vivas intensamente sem perder a noção.

De que adianta tu querer ser diferente
E não mais precisar me pedir perdão,
Se não é a mim que amas perdidamente
E é para outras que entregas tua paixão.

De que adianta tudo dar certo entre a gente
Se não dominas teu lado inconsequente,
Aprendes a pensar com o teu coração
Sentir com a mente sem perder a razão.

(D.A) Adptação:- §!£V!A®
Silvia Champ Poesias 
Fonte: https://www.facebook.com/photo?fbid=512898002170535&set=a.374194419374228

Historiador da BA fala da origem das festas juninas, importância na cultura popular e devoção a santos: 'Festa da colheita'

Manoel Passos também explica sobre o surgimento da fogueira e a relação dos festejos juninos com o catolicismo. Festas também trazem características francesas, com as quadrilhas, além das adaptações do Brasil.

POR G1 BAMesa farta com comidas típicas do Nordeste, licor, fogueira e forró são alguns dos elementos do São João. Embora haja, no formato em que a festa é conhecida, fortes características brasileiras, os festejos juninos são de origem portuguesa, como explica o historiador baiano Manoel Passos.

"O São João é uma festa de origem portuguesa, quem nos colonizou. Ela veio da Península Ibérica, quer dizer, tem a origem bíblica. O grosso da comemoração vem de Portugal", conta.

Apesar da origem portuguesa e católica, os festejos também trazem características francesas, com as quadrilhas, além das adaptações do Brasil.

"As quadrilhas, apesar de serem de origem francesa, passaram por uma adaptação, uma estilização ao Nordeste, ao Brasil. Anarriê, por exemplo, é uma palavra francesa. Mas a gente introduziu [na quadrilha] o 'olha a chuva', 'olha a cobra' e as coreografias da quadrilha. Então, todos esses elementos compõem essa celebração desses festejos", conta.

CONTINUE LENDO EM: https://g1.globo.com/ba/bahia/saojoao2021/noticia/2021/06/03/historiador-da-ba-fala-da-origem-das-festas-juninas-importancia-na-cultura-popular-e-devocao-a-santos-festa-da-colheita.ghtml

Quatro efeitos surpreendentes de beber água com limão

Os benefícios são vários...

POR NOTÍCIAS AO MINUTO - Se ainda não aderiu à água com limão, aqui estão quatro razões para o fazer:

Reduz o inchaço: A água com limão diminui o inchaço porque atua como um diurético que combate a retenção de líquidos.

Favorece o sistema imunológico: Um limão fornece cerca de 20 miligramas de vitamina C, o que representa 20% da quantidade diária recomendada. A vitamina C é útil para o sistema imunológico e atua como antioxidante.

Pode reduzir o risco de pedras nos rins: Se tiver um certo tipo de pedras nos rins - oxalato - o citrato na água com limão ajudará a dissolver as pedras.

Pode melhorar a sua digestão: Beber água com limão pela manhã atua como um laxante quando bebe quente.

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/1802822/quatro-efeitos-surpreendentes-de-beber-agua-com-limao

Acne: dicas de como prevenir as terríveis espinhas!

Alguns dos segredos para evitar a oleosidade na pele está na alimentação adequada

POR NOTÍCIAS AO MINUTO - Dizem que o rosto é o nosso cartão de visitas, mas é difícil estar intacto à ação das espinhas, não é verdade? Há quem tenha a sorte de não conviver com a acne, mas a inflamação na pele não respeita sexo, raça nem idade. Se antes as espinhas costumavam ser mais restritas à adolescência, agora elas estão cada vez mais presentes na idade adulta. Até famosas já sofreram com o inconveniente quando mais jovens e até mais velhas.

Alguns dos segredos cruciais para uma cútis limpa está na alimentação saudável e na limpeza adequada da pele. Mas trazemos também outras dicas que vão ajudar a prevenir e até remediar acnes. Confira!

CONTINUE LENDO EM: https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/1805883/acne-dicas-de-como-prevenir-as-terriveis-espinhas

Velho Chico: rio percorre a cultura, a história e a economia do país

Hoje é dia de nacional mobilização em defesa do Rio São Francisco

POR AGÊNCIA BRASIL - Com 168 afluentes, o Rio São Francisco é o maior rio inteiramente brasileiro. Ele percorre 2.863 km passando por seis estados: Minas Gerais, Goiás, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe, além do Distrito Federal. Dezoito milhões de brasileiros dependem de suas águas.

Para chamar atenção para os problemas enfrentados pelo rio e sua bacia, a campanha Eu viro carranca para defender o Velho Chico chega ao 7º ano. As carrancas, que são esculturas com figuras assombrosas, eram usadas nas embarcações para espantar as "feras" do rio e os perigos da travessia.  

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, formado por representantes da sociedade civil e do governo, instituiu o dia 3 de junho como Dia Nacional de mobilização em Defesa do Rio São Francisco.

O escritor e professor de literatura da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Aurélio de Lacerda destaca que o Velho Chico não é só o rio da integração nacional, mas enxerga poesia e vê o recurso como uma personagem brasileira.

“O Rio São Francisco é uma personagem, e, como personagem tratada na literatura, na literatura de cordel, nos causos, nos contos, nos enredos, nas cantigas, nas cantorias, essa personagem conta seus dramas, conta também as suas festas, o seu progresso.”

Imaginem as histórias e lendas contadas pelos 70 mil índios, de 32 povos, que habitam a Bacia do Velho Chico? E pelos quilombolas, ribeirinhos, barranqueiros e pescadores.

Impulsionador da economia

Além de toda essa diversidade cultural, o Rio São Francisco é um grande impulsionador da economia dos municípios situados ao longo de seu percurso, segundo a pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Maria Auxiliadora Lima. O transporte de cargas, a produção de energia elétrica, a piscicultura e o turismo estão entre os potenciais do rio.

Mas, para a especialista, a atividade agrícola é o carro-chefe do Velho Chico, com destaque para a agricultura irrigada: são mais de 150 mil hectares irrigados pelo rio.  

“Essa agricultura irrigada representa um elemento fundamental para a economia, o principal gerador de renda e desenvolvimento para as comunidades, para a região, para os municípios no entorno dessas áreas irrigadas e tem trazido benefícios sociais importantes.”

Práticas sustentáveis

O desenvolvimento implementado na região precisa vir acompanhado de práticas sustentáveis, destaca o coordenador da Articulação no Semiárido Brasileiro (Asa Brasil), Cícero Félix. Para ele, a destruição dos biomas do cerrado e caatinga para implantação da mineração e grandes áreas de cultivo para exportação, bem como a poluição, são as grandes responsáveis pela degradação da bacia do São Francisco. O especialista explica que a conservação das nascentes e a destinação de orçamento para saneamento ambiental são necessárias para a preservação do rio.

“Conservação dos bens naturais que ainda existem, cobertura vegetal de solos, de proteção da flora e da fauna, das nascentes dos pequenos rios, dos pequenos riachos, e orçamento para saneamento ambiental da bacia do São Francisco.”

Este ano, a Campanha em defesa do Rio São Francisco ganhou prêmio da Agência Nacional das Águas na categoria entes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos. Para fazer parte da mobilização e conhecer mais sobre a ação, basta acessar o site da campanha

FONTE: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2021-06/velho-chico-rio-percorre-cultura-historia-e-economia-do-pais

Sesc Literatura Livre: 14 e-books gratuitos para baixar

POR CANAL DO ENSINOOlá, leitor(a)! 

O projeto Literatura Livre, mantido pelo Sesc (Serviço Social do Comércio) de São Paulo disponibiliza gratuitamente 14 obras de autores africanos, árabes, asiáticos e europeus. Todos os volumes são bilíngues: além da tradução para o português, você terá acesso ao texto no idioma original. Quer saber mais sobre essa iniciativa? Confira abaixo os livros oferecidos e como fazer para baixá-los

Literatura Livre

O projeto Literatura Livre realiza a tradução, a edição e o compartilhamento de livros de diversos locais do mundo e de variados períodos históricos com o objetivo de montar uma coleção digital de obras oriundas dos povos que participaram da formação da sociedade brasileira. Desse modo, tornando os conteúdos acessíveis, procura também incentivar a criação de vínculos e o intercâmbio cultural 

As obras

Há contos africanos e chineses, textos de povos japoneses e árabes, livros de autoria de europeus e latino-americanos. O catálogo supera os limites geográficos e mostra outras realidades, outras formas de pensar e de construir narrativas. Confira a lista completa de livros: 

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK