Receita de um chá de hortelã pimenta que tem propriedades e benefícios para combater gases (flatulência) cólicas e problemas hepáticos. Veja como fazer o chá, como tomar e os cuidados que a planta pode oferecer para quem consome.
|
Hortelã Pimenta |
A hortelã pimenta (Mentha x piperita) é popularmente conhecida por suas infinitas formas de utilização, principalmente em receitas caseiras. Por seu aroma e sabor muito agradáveis, a planta é muito bem aceita por crianças e adultos para o tratamento de resfriados, além de apresentar resultados como calmante, aliviando o estresse.
Segundo a ANVISA, a flatulência, conhecida como gases ou gases intestinais, também pode ser tratada pelo chá de hortelã pimenta que pode ser ingerido quente ou frio. Veja como preparar a receita!
Chá de Hortelã Pimenta
Ingredientes:
1,5 gramas de folhas de hortelã pimenta, incluindo as sumidades floridas (aproximadamente três colheres de café);
150 ml de água (equivalente a uma xícara de chá).
Modo de preparo: Primeiramente ferva a água. Logo em seguida, desligue o fogo e acrescente as folhas e sumidades floridas. Tampe o recipiente, deixando abafado por cerca de 20 minutos. Espere amornar, coe, adoce a gosto e sirva.
Posologia: Ingerir uma xícara do chá de hortelã pimenta de duas à quatro vezes por dia.
Cuidados: Não deve ser utilizado em casos de obstruções e cálculos biliares, danos hepáticos severos e durante a lactação.
Outros Benefícios do Chá de Hortelã Pimenta
O chá de hortelã pimenta possui diversas propriedades medicinais e por isso, é utilizado para ajudar na digestão, reduzir náuseas, ânsias de vômitos e problemas digestivos. Entre suas propriedades estão sua ação anti-oxidante, que auxilia na defesa do organismo, por isso, são muito eficientes no tratamento de doenças que afetam o sistema imunológico, como a gripe, por exemplo.
FONTE: RECEITA NATURAL