POR CANAL DO ENSINO - Olá, leitor(a)!
A pandemia de Covid-19 e o consequente isolamento social ainda são grandes desafios para muitas pessoas. Especialmente para adolescentes e jovens, esse período tem sido muito complicado devido às novas relações sociais e às medidas de proteção sanitária, que acabam impactando sua saúde mental e física.
Foi por isso que o projeto Promover para Prevenir, uma parceria entre a Associação pela Saúde Emocional de Crianças (Asec Brasil) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), produziu o Guia do autocuidado – Ser adolescente e jovem que se cuida!
Publicado em novembro de 2020, ele foi adicionado, em setembro de 2021, ao repositório do USP Diversidade, programa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP (Universidade de São Paulo). O material está disponível on-line e é 100% gratuito.
Guia do autocuidado – Ser adolescente e jovem que se cuida!
O Guia do autocuidado é um material ilustrado que aborda assuntos sobre saúde mental, física e emocional para auxiliar adolescentes e jovens no enfrentamento dos desafios gerados pelo distanciamento social.
Nele, você encontra uma série de dicas para cuidar da saúde mental, como escrever um diário, saber dizer “não” e buscar ajuda; da saúde física, como exercitar-se, tirar folgas e se afastar um pouco dos aparelhos eletrônicos; e da saúde emocional, como passar um tempo com pessoas queridas e expressar os próprios sentimentos.
Esses são apenas alguns dos vários autocuidados citados no e-book. Além disso, por exemplo, há conselhos ligados ao cuidado com a saúde espiritual, que nem sempre está associada à religião, como fazer reflexões, ter contato com a natureza e meditar.
O material também pode ser utilizado por professores(as) durante as aulas para combater distúrbios que se tornaram frequentes na pandemia de Covid-19, como a ansiedade e a depressão. Ele é bem didático e lúdico, o que facilita a compreensão.
Para ter acesso ao Guia, basta clicar neste link. Você pode lê-lo de 2 formas: