POR CANAL DO ENSINO - Olá, leitor(a)! Os Jogos Olímpicos configuram um importante evento mundial. As competições que acontecem a cada 4 anos apresentam atletas de inúmeros países competindo em diferentes modalidades esportivas. Nesta edição, Tóquio, capital do Japão, ficou responsável por sediar os Jogos. Ao longo do artigo, falaremos mais sobre a Olimpíada de Tóquio, trazendo curiosidades e explicando como assistir. Confira!
Qual é a história dos Jogos Olímpicos?
Existem 2 versões que explicam o surgimento dos Jogos Olímpicos, uma delas está de acordo com a mitologia grega, enquanto a outra se baseia em registros históricos. De toda forma, é uma tradição que nasceu na Antiguidade e persiste até os dias atuais.
A mitologia
Dentro da tradição mitológica, o herói Hércules, filho de Zeus, criou os Jogos. Hércules foi desafiado, pela deusa Hera, a realizar 12 trabalhos vistos como impossíveis. A 5ª demanda era limpar os currais do rei Áugias, o que não era feito há mais de 30 anos. Após cumprir a tarefa, o herói inaugurou um festival esportivo para homenagear seu pai na cidade de Olímpia. Por isso, sempre havia um sacrifício de animais a Zeus na abertura do evento.
Os registros
O termo “Olimpíada” surgiu após os reis de Ilia, de Esparta e de Pissa realizarem uma aliança no templo de Hera, localizado no santuário de Olímpia. Por meio do acordo, foi estabelecida uma trégua sagrada na Grécia para que ocorressem os Jogos. Mesmo durante a Guerra do Peloponeso (guerra entre Atenas e Esparta de 431 a 404 a.C.), os conflitos foram deixados de lado para que a competição fosse disputada.
MAIS INFORMAÇÕES...