Calendário de pagamento do seguro acompanha datas de acerto do IPVA
|
@ |
A seguradora Líder informou hoje (10) que começará a devolver na próxima semana os valores cobrados a mais de proprietários de veículos que fizeram o pagamento do seguro Dpvat ( Danos Pessoais por Veículos Automotores de Vias Terrestres). O reembolso começará a ser feito no dia 15 deste mês. A iniciativa ocorre após o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, ter voltado atrás e derrubado sua própria liminar, que suspendeu a resolução do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) que reduziu os valores do seguro obrigatório Dpvat.
De acordo com a Líder, gestora do Dpvat, o reembolso ocorrerá diretamente na conta-corrente ou na conta-poupança do proprietário do veículo em até dois dias úteis. Para fazer a solicitação, é necessário informar o CPF ou CNPJ, e-mail e telefone do proprietário, Renavam do veículo, data do pagamento, valor pago e dados bancários para reembolso.
O pedido pode ser feito na página da Líder na internet. Na tarde desta sexta-feira, o site da seguradora estava fora do ar.
O calendário de pagamento do Dpvat acompanha as datas de acerto do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), que, na maioria dos estados, vence o mês de janeiro.
Com a reconsideração do ministro Toffoli, o preço do seguro caiu. De acordo com a Advocacia-Geral da União (AGU), o valor do seguro passou a ser de R$ 5,21 para carros de passeio e táxis e de R$ 12,25 para motocicletas, o que representa uma redução de 68% e 86%, respectivamente, em relação a 2019.
POR AGÊNCIA BRASIL
Um pulmão conservado desde 1912 forneceu material genético para que cientistas pudessem formular a hipótese de que o sarampo pode ter surgido ainda na Antiguidade, por volta do século 4 a.C.
|
@ |
Uma menina de dois anos, que morreu de sarampo em 1912, está ajudando pesquisadores a encontrar a origem da doença – e suas primeiras manifestações entre seres humanos. Um novo estudo, publicado no periódico científico bioRxiv, sugere que o sarampo possa ter migrado da peste bovina pelo menos 1500 anos antes do que se imaginava.
LEIA MAIS EM...
|
Fonte: Canal do Ensino |
Olá, leitor!
Há 100 anos, em 9 de janeiro de 1920, nascia no Recife João Cabral de Melo Neto, poeta e diplomata brasileiro. Durante a carreira, ele trabalhou em países como Espanha, Inglaterra, Suíça, Paraguai e Senegal. Na literatura, fez parte da terceira geração do Modernismo e escreveu poemas marcados pela objetividade e pelo rigor formal.
Filho de Antônio Cabral de Melo e de Carmen Carneiro Leão, João passou boa parte da infância nos engenhos de açúcar da família e criou o hábito de recitar cordéis para os trabalhadores locais. Estudou no Colégio de Ponte d’Uchôa, dos Irmãos Maristas, e em 1937, começou a trabalhar no Departamento de Estatística do Estado. Pouco depois, passou a frequentar o Café Lafayette, local de reunião dos intelectuais do Recife.
Vida e obra
Em 1942, João se estabeleceu com a família no Rio de Janeiro e lançou seu primeiro livro de poemas, Pedra do Sono, com influências surrealistas. No ano seguinte, a Revista do Brasil, focada em literatura, publicou seu texto Os Três Mal-Amados, inspirado no poema Quadrilha, de Carlos Drummond de Andrade.
Na metade da década de 1940, ele prestou concurso para iniciar a carreira diplomática. Em 1947, viajou para a Espanha, onde trabalhou como vice-cônsul no Consulado Geral de Barcelona. Lá, lançou a trilogia Psicologia da Composição, A fábula de Anfion e Antiode, obra metalinguística que reflete sobre a escrita de poemas, e, prestes a ser transferido para Londres, publicou Cão sem plumas, no qual aborda a temática da seca no Nordeste.
LEIA MAIS EM...
28 PEGADINHAS LEGAIS E TRUQUES DIVERTIDOS
|
@REPRODUÇÃO / YOUTUBE |
Você não sabe como entreter seus amigos em uma festa? Estamos prontos para ajudar e preparamos uma incrível coleção de brincadeiras e desafios para você experimentar! Você vai se divertir muito!
Brincadeiras com coisas comestíveis são uma das mais legais de todos os tempos! Mas lembre-se de que todos os alimentos devem ser seguros para todos os participantes.
Você pode brincar com seus amigos dando a eles algumas minhocas comestíveis (inclusive te mostramos aqui como fazê-las). Siga estas etapas: misture leite, cacau em pó, gelatina e leve tudo ao microondas. Encha o copo com canudos, certificando-se de que a parte flexível do canudo esteja mais próxima do fundo. Mais uma ideia divertida é substituir seu protetor labial por chocolate branco.
A próxima brincadeira é muito engraçada! Coloque filme plástico sobre o batente da porta e seu amigo será empurrado para trás enquanto tentar atravessá-la. A melhor coisa é que é hilário, mas ainda assim é uma brincadeira inofensiva. Pregue peças em seus amigos com um café da manhã congelado. Você precisará congelar uma tigela de cereal durante a noite. De manhã, sirva aos seus amigos e divirta-se!
Além disso, você pode tentar diferentes desafios e será divertido para os participantes. Assista a este vídeo e você encontrará desafios interessantes como por exemplo o desafio do limão, da maquiagem, a roleta de ovos, desafio dos marshmallows e muito mais! Você já se perguntou o que aconteceria se aplicasse 100 camadas de esmalte nas unhas? Assista a este vídeo e você verá como é ter uma verdadeira 'montanha' de esmaltes sobre os dedos.