CONFIRA ABAIXO OS DESTAQUES DA SEMANA ANTERIOR:
CONFIRA AS NOTÍCIAS QUE FORAM DESTAQUE NA SEMANA NO BLOG DO PARCEIRO: 29/08/2022 a 04/09/2022
CONFIRA O TOP 5 DA SEMANA:
TOP 5:
Indústria farmacêutica quer alertar governo sobre corte no Farmácia Popular
O governo promoveu um grande corte no programa de atendimento de saúde para população
NOTÍCIAS AO MINUTO - SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A indústria farmacêutica planeja levar ao governo sua preocupação com o corte no orçamento do Farmácia Popular, programa que distribui medicamentos gratuitos ou com desconto à população de baixa renda.Nelson Mussolini, presidente do Sindusfarma, afirma que a retirada de recursos dos medicamentos que ajudam na prevenção de doenças pode sobrecarregar o custo do tratamento posterior com o agravamento da condição dos pacientes.
TOP 4:
WhatsApp: sacuda o celular para abri-lo
POR OLHAR DIGITAL - O WhatsApp é mais do que um simples aplicativo de conversas, sendo usado de maneira fundamental até por muitos profissionais. Claro, conversar com amigos e parentes ainda é a principal utilidade do app, mas ele também tem importância para negócios e mais. Assim, atalhos para acessá-lo da maneira mais simples são sempre bem-vindos. Um desses atalhos é o que faz com que, ao sacudir o celular, o WhatsApp seja imediatamente aberto.
Continue Lendo em: https://olhardigital.com.br/2022/09/05/dicas-e-tutoriais/whatsapp-sacuda-o-celular-para-abri-lo/
Leia Também: WhatsApp: administradores de grupos poderão apagar mensagens de participantes
TOP 3:
Crise de ansiedade: o que é, sintomas, causas e o que fazer
POR TUA SAÚDE - A crise de ansiedade é uma situação que causa grande sensação de angústia, nervosismo e insegurança, como se algo de muito mau, e que foge completamente do controle, fosse acontecer a qualquer momento. A crise normalmente surge devido a situações estressantes específicas, como ter um exame, precisar fazer uma apresentação ou ter sofrido a perda de alguém, por exemplo.
Pessoas que estão passando por uma crise de ansiedade também podem sentir aumento dos batimentos cardíacos, formigamento no corpo e a sensação de leveza na cabeça, por exemplo.
Quando uma crise de ansiedade se instala o que se pode fazer é fechar os olhos e tentar respirar fundo e lentamente durante alguns minutos, até que os batimentos cardíacos e a respiração acalmem e normalizem.
- Os sintomas mais comuns de uma crise de ansiedade são:
- Sensação incontrolável de que algo de mau vai acontecer;
- Pensamentos irracionais;
- Batimento cardíaco acelerado;
- Formigamento no corpo;Sensação de leveza na cabeça;
- Dor no peito;
- Transpiração excessiva;
- Náuseas;
- Tremores;
- Sensação de falta de ar.
Continue Lendo em: https://www.tuasaude.com/crise-de-ansiedade/
TOP 2:
Frio e fome: entenda por que o apetite aumenta em temperaturas mais baixas
POR OLHAR DIGITAL - É, esfriou bastante, e a grande maioria das pessoas não aguenta mais as temperaturas baixíssimas desta primeira semana de setembro, algo incomum para a época – embora ainda seja inverno. Fora o frio, outro ponto que nos pega de jeito no inverno é o aumento de apetite; sim, não é impressão, dias mais gelados são os períodos em que mais podemos sentir fome.
Na verdade, isso não é segredo para ninguém, e muitos já conhecem o motivo; comer é a maneira que o corpo tem para se aquecer. Portanto, se você estiver exposto a um clima mais frio (mesmo que apenas por alguns minutos), sua temperatura central irá cair, desencadeando o mecanismo do apetite.
Continue Lendo em: https://olhardigital.com.br/2022/09/05/medicina-e-saude/frio-e-fome-entenda-por-que-o-apetite-aumenta-em-temperaturas-mais-baixas/
TOP 1:
Ministro do STF suspende aplicação do piso nacional da enfermagem
Entes públicos e privados tem 60 dias para informar impacto financeiro
POR AGÊNCIA BRASIL - O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso suspendeu neste domingo (4) o piso salarial nacional da enfermagem e deu prazo de 60 dias para entes públicos e privados da área da saúde esclarecerem o impacto financeiro do piso salarial, os riscos para empregabilidade no setor e eventual redução na qualidade dos serviços. A informação foi divulgada pela assessoria do STF.
A decisão cautelar do ministro foi concedida no âmbito da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7222 e será levada a referendo no plenário virtual do STF nos próximos dias. Ao final do prazo e mediante as informações, o caso será reavaliado por Barroso. A ação foi apresentada pela Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos e Serviços (CNSaúde), que questionou a constitucionalidade da Lei 14.434/2022, que estabeleceu os novos pisos salariais.
Entre outros pontos, a CNSaúde alegou que a lei seria inconstitucional porque a regra que define remuneração de servidores é de iniciativa privativa do chefe do Executivo, o que não ocorreu, e que a norma desrespeitou a auto-organização financeira, administrativa e orçamentária dos entes subnacionais
Sancionada há exatamente um mês pelo presidente Jair Bolsonaro, a lei institui o piso salarial nacional para enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras. No caso dos primeiros, o piso previsto é de R$ 4.750. Para técnicos, o valor corresponde a 70% do piso, enquanto auxiliares e parteiras terão direito a 50%.
O piso nacional vale para contratados sob o regime da CLT e para servidores das três esferas (União, estados e municípios), inclusive autarquias e fundações. O texto foi aprovado pelo Congresso Nacional em julho, atendendo uma reivindicação histórica da categoria, que representa cerca de 2,6 milhões de trabalhadores.