PROCURANDO POR ALGO?

quarta-feira, 4 de agosto de 2021

‘Pare de perguntar se a filha é minha porque sou negra e ela é branca’

Quando Ena Miller teve um bebê no ano passado, ela não estava preparada para comentários constantes sobre a aparência de sua filha. E seu caso está longe de ser uma exceção.

POR G1Desde o dia em que nasceu, minha filha Bonnie foi julgada pela cor de sua pele.

Depois de ela passar algumas horas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) após o parto, finalmente eu pude ficar com meu bebê por alguns momentos.

Mas uma mulher enfiou a cabeça pela porta do quarto do hospital para me perguntar o que eu gostaria de tomar no café da manhã. Antes que eu pudesse responder, ela questionou: "Esse é o seu bebê?"

Eu imaginei que a próxima fala seria um elogio. Algo na linha: "Ele é adorável!" ou "As bochechas são tão rechonchudas!"

Em vez disso, a mulher repetiu: "Esse realmente é seu bebê?"

Seu tom era de surpresa, com uma leve consternação. O uso da palavra "realmente" me preocupou.

"Ela parece tão branca. Olhe para o cabelo, é tão liso. É tão branco...", continuou a funcionária.

E foi aí que tudo começou: as pessoas que não me conheciam se sentiam à vontade para perguntar se eu era a mãe de Bonnie ou para comentar sobre a cor da pele dela.

Aconteceu no local onde eu acabara de dar à luz. Aconteceria novamente mais tarde, enquanto estivesse fazendo compras, sentada em restaurantes ou visitando amigos.

Eu tenho a pele morena. Meu parceiro é branco. Bonnie é mestiça.

'Ela é muito branca'

Direto da maternidade, enviei fotos de Bonnie para as pessoas que eu amava e algumas responderam com frases de uma linha, sem nenhum entusiasmo.

CONTINUE LENDO...

Coluna – Os números que justificam os grandes campeões

Favoritos se destacam no desempenho atual e no retrospecto da Série A

POR AGÊNCIA BRASIL - Não estamos na Europa, em que os campeonatos nacionais têm seus candidatos ao título antes mesmo de a bola rolar. Mas, também, já não vivemos em um Brasil onde havia quase dez candidatos ao título na Série A. O advento dos pontos corridos e as boas administrações de uns poucos mudaram esse panorama, que se repete nos últimos cinco anos. E, agora que vamos para a 15ª rodada, já podemos afirmar que, dos 20 times, três vão lutar pelo título – Palmeiras, Atlético-MG e Flamengo. Estou arriscando afirmar isso agora, e se eu errar ficarei até feliz, pois será a prova de que o futebol continua sendo capaz de nos surpreender.

A Copa do Brasil, com jogos em mata-mata, ainda consegue nos trazer novidades. De 2016 a 2020, tivemos oito equipes diferentes disputando as finais. Mas só três foram campeãs: Palmeiras e Cruzeiro, duas vezes cada uma, e o Athletico-PR. Reparem, o Cruzeiro, em 2017 e 2018, foi bicampeão, o mesmo time mineiro que hoje patina na zona de rebaixamento da Série B.

Mas lá no alto está, também, o Palmeiras, assim como o Internacional, o Corinthians, o Santos e o Flamengo. E essas cinco equipes, ao lado do Atlético-MG, ocuparam os três primeiros lugares no Brasileirão de pontos corridos. Ou seja: quando a classificação se baseia na regularidade, temos apenas seis times aparecendo no alto da tabela nos últimos cinco anos, com amplo destaque para o Flamengo e o Palmeiras, cada um duas vezes campeão. Repararam? O Palmeiras ganhou quatro títulos nacionais nos últimos cinco anos, além de uma Copa Libertadores. O Flamengo, além do bi brasileiro, tem um vice na Série A, outro na Copa do Brasil e uma Copa Libertadores.

Esse ano os dois estão de novo na briga pelo título brasileiro, tendo a companhia do Atlético-MG. Mas até quando irá essa disputa? Essa semana, o colunista Rica Perrone publicou na conta dele nas redes sociais um estudo da empresa InStat. Muito interessante, e ele me autorizou a compartilhar com vocês. Essa empresa, de análise de desempenhos esportivos, avaliou os números de Palmeiras e Atlético, em 14 jogos, e do Flamengo, em 12 jogos do Brasileirão, em 41 itens, alguns com dados percentuais e outros com a média por partida. O Atlético-MG apareceu em primeiro lugar em três itens apenas, sendo eles o menor número de faltas (ao lado do Palmeiras), menos cartões amarelos e, no que considero o único que pode definir um placar, o melhor aproveitamento em gols das chances criadas.

O Flamengo leva a melhor em 29 categorias. Em quatro, aparece empatado com o Palmeiras. O time paulista leva a melhor em outras cinco. É impressionante a diferença, que se no momento ainda coloca o Rubro-Negro na terceira posição “SE” vencer os dois jogos atrasados, contra Grêmio e Athletico-PR, poderá fazer diferença no andamento do campeonato.

O time carioca é quem mais cria chances de gols, acerta mais o gol, tem maior precisão nos passes e nos cruzamentos, é quem mais ganha disputas de bola, o que mais desarma, mais ainda no campo do adversário e o que tem mais eficiência nos contra-ataques. Os paulistas são os que mais cruzam na área e têm alto percentual de acerto nos dribles. Ambos empatam no número de gols marcados, nas disputas aéreas e nos contra-ataques a cada partida.

É evidente que estatística não ganha jogo, mas ajuda a entender o desempenho de cada um. Entre os três, com bola rolando, o Flamengo já venceu o Palmeiras e perdeu para o Atlético. Dia 15 haverá o jogo entre mineiros e paulistas, em Belo Horizonte. Vale lembrar que o trio está, também, na Copa Libertadores – onde Palmeiras e Atlético podem, inclusive, fazer uma das semifinais; e cariocas e mineiros estão na Copa do Brasil. E aí, é claro que a sequência de disputas poderá afetar o desempenho deles em algum desses campeonatos. Nessa hora, vamos ver quem tem o melhor planejamento e o melhor elenco. Olhando pra tudo isso aqui em cima, históricos e estatísticas, Flamengo e Palmeiras levam vantagem, com o Verdão envolvido em menos uma disputa.

Essa corrida pelo título me faz lembrar a prova dos 400 metros com barreiras, do Alison dos Santos, em que os três primeiros colocados bateram o recorde olímpico e atingiram marcas históricas. O brasileiro levou o bronze e festejou. Não é um sentimento que se repetiria aqui.

* Sergio du Bocage é apresentador do programa No Mundo da Bola, da TV Brasil

FONTE: https://agenciabrasil.ebc.com.br/esportes/noticia/2021-08/coluna-os-numeros-que-justificam-os-grandes-campeoes

Lei de combate à violência política contra a mulher é sancionada

Texto pune ações que restrinjam direitos políticos das mulheres

POR AGÊNCIA BRASIL - O presidente Jair Bolsonaro sancionou hoje (4) a lei que define normas para prevenção e combate à violência política contra a mulher. O texto, de origem na Câmara e aprovado por deputados e senadores antes de seguir para o Planalto, contém os conceitos desse tipo de violência e prevê penas para os crimes.

O texto conceitua violência política contra a mulher “toda ação, conduta ou omissão com a finalidade de impedir, obstaculizar ou restringir os direitos políticos da mulher, bem como qualquer distinção, exclusão ou restrição no reconhecimento, gozo ou exercício dos seus direitos e das suas liberdades políticas fundamentais, em virtude do sexo”.

A lei determina que o estatuto do partido político deve conter normas sobre prevenção, sanção e combate à violência política contra a mulher. E faz alterações no Código Eleitoral para incluir a previsão de crimes contra a mulher na política. Dentre essas alterações, proíbe a propaganda que deprecie a condição da mulher ou estimule sua discriminação em razão do sexo feminino, ou em relação à sua cor, raça ou etnia.

O texto também altera a Lei das Eleições para definir que, nas eleições proporcionais, os debates respeitem a proporção de candidaturas de homens e mulheres. Atualmente, cada partido ou coligação precisa reservar o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo, na forma do §3º do art. 10 desta mesma Lei, mas não há previsão de participação proporcional nos debates.

FONTEhttps://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2021-08/lei-de-combate-violencia-politica-contra-mulher-e-sancionada

Brasil confirma 559.607 mortes por covid-19

O número de pessoas recuperadas totalizou 18.800.884

POR AGÊNCIA BRASIL - O Brasil chegou a 559.607 mortes por covid-19. Em 24 horas, foram 1.175 óbitos e 40.716 novos casos. No total, 20.026.533 casos já foram confirmados no país. Ainda existem 3.385 mortes em investigação por equipes de saúde, dados relativos a ontem. Isso porque há casos em que o diagnóstico sobre a causa só sai após o óbito do paciente.

O número de pessoas recuperadas totalizou 18.800.884. Ainda há 666.042 casos em acompanhamento. O nome é dado para pessoas cuja condição de saúde é observada por equipes de saúde e que ainda podem evoluir para diferentes quadros, inclusive graves.

Os dados estão no balanço diário do Ministério da Saúde, divulgado no fim da tarde de hoje (4). O balanço é elaborado a partir dos dados sobre casos e mortes levantados pelas autoridades locais de saúde.

Estados

O ranking de estados com mais mortes pela covid-19 é liderado por São Paulo (139,8 mil), Rio de Janeiro (59,5 mil) e Minas Gerais (50,8 mil). Já as Unidades da Federação com menos óbitos são Acre (1.802), Roraima (1.860) e Amapá (1.915).

Em relação aos casos confirmados, São Paulo também lidera, com mais de 4 milhões de casos. Minas Gerais, com 1,9 milhão, e Paraná, com 1,3 milhão de casos, aparecem na sequência. O estado com menos casos de covid-19 é o Acre, com 87,2 mil, seguido por Roraima (120,4 mil) e Amapá (121,4 mil).

Boletim Epidemiólgico 04/08/2021
Boletim Epidemiológico - 04/08/2021/Divulgação Ministério da Saúde

Vacinação

Até o início da noite de hoje, o Ministério da Saúde computou a distribuição de 184,4 milhões de doses de vacina contra covid-19. Conforme o painel de vacinação da pasta, foram aplicadas 142,5 milhões de doses de vacinas. Desse total, foram aplicados 102,8 milhões da primeira dose e 42,7 milhões da segunda dose ou dose única.

FONTE: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2021-08/brasil-confirma-559607-mortes-por-covid-19

Qual Windows estou usando? Saiba onde ver a informação

POR OLHAR DIGITAL - Quem nunca se deparou com a pergunta “Qual Windows estou usando?” que atire o primeiro monitor! Não saber qual a versão do sistema operacional é uma dúvida bastante comum, principalmente para pessoas que não são tão conhecedoras de especificidades técnicas do computador

CONTINUE LENDO EM: https://olhardigital.com.br/2021/08/03/dicas-e-tutoriais/qual-windows-estou-usando-saiba-onde-ver-a-informacao/

‘Xvídeos’ é investigado por suposta propaganda enganosa de pílulas para disfunção erétil

POR OLHAR DIGITAL - Na última segunda-feira (3), o Ministério Público do Rio de Janeiro protocolou um inquérito civil para investigar suposta irregularidade praticada pelo ‘Xvídeos’. O site exibe conteúdo de cunho adulto e supostamente estaria fazendo publicidade enganosa acerca de ‘pílulas milagrosas’, com o objetivo de tratamento de disfunção erétil. 

CONTINUE LENDO EM: https://olhardigital.com.br/2021/08/03/internet-e-redes-sociais/mp-do-rio-investiga-xvideos-por-suposto-engano-no-anuncio-de-pilulas-para-disfuncao-eretil/

Como e por que fazer trabalho voluntário on-line?

POR CANAL DO ENSINOOlá, leitor(a)!

Você já teve a chance de fazer um trabalho voluntário? Seja para aprender algo novo, seja para ganhar experiência e enriquecer o seu currículo, o voluntariado é a melhor maneira de se conectar com a sociedade e com novas pessoas. Mesmo que as atividades sejam remotas, você pode ganhar muito com essa experiência. No artigo de hoje, vamos entender como fazer trabalho voluntário on-line! Confira!

Importância do voluntariado on-line

São inúmeros os benefícios de se lutar por uma causa, ainda que seja on-line. Por meio dessa prática, percebemos o quão importante é estender a mão para quem precisa e ganhamos em retorno o desenvolvimento da empatia e do cuidado com quem está ao nosso redor.

Além disso, podemos exercer e compreender nosso papel como cidadãos(ãs), transformando a realidade em que vivemos. Nossa rede de amizades se amplia e aprendemos com pessoas de diferentes lugares, vivências, idades e gênero. Quando falamos de voluntariado, também podemos aprimorar nossas habilidades e ganhar novas competências em diversas áreas!

Exemplos de atividades voluntárias remotas

Se você está se perguntando como é possível ser um(a) voluntário(a) on-line, não se preocupe, porque vamos explicar. Diferentemente das atividades presenciais, nas quais é possível ajudar na construção de uma casa, por exemplo, no voluntariado on-line, você pode usar todos os conhecimentos que possui e oferecê-los para diversas entidades. Dê só uma olhada: 

CONTINUE LENDO EM: https://canaldoensino.com.br/blog/como-e-por-que-fazer-trabalho-voluntario-on-line

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK