PROCURANDO POR ALGO?

sábado, 10 de julho de 2021

Comércio do Ceará terá horário de funcionamento ampliado a partir de segunda-feira, diz Camilo

Ceará tem tendência de redução nas mortes por Covid, mas governador afirma que ainda é importante usar máscara e evitar aglomeração.

POR G1O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), anunciou nesta sexta-feira (9) a ampliação no horário de funcionamento do comércio de rua e de shopping do estado. Conforme o governador, haverá as seguintes mudanças nos horários:

  • Comércio de rua: abertura, que era às 10h, agora pode ocorrer a partir das 9h;
  • Comércio de shopping: abertura, que era às 12h, agora pode ocorrer a partir das 10h;

O toque de recolher continua a partir de 23h. Sem especificar a data, Camilo disse que as doses da vacina Sputnik V chegarão ao Ceará "nos próximos dias". O Ceará vai poder importar apenas 180 mil doses desse imunizante, devido a uma limitação da Anvisa.

O decreto vale para os próximos 15 dias e deverá ser publicado no Diário Oficial do Estado até este sábado (10), segundo Camilo. Ao fim do período de duas semanas, o governador deve divulgar novas medidas.

A decisão foi anunciada após reunião do comitê que define as políticas de enfrentamento à pandemia no Ceará. O comitê tem técnicos que avaliam a evolução da doença, além de membros do Governo do Estado, Assembleia Legislativa, Poder Judiciário e Ministério Público.

Há duas semanas, o governador resolveu flexibilizar as medidas, liberando o funcionamento de feiras livres e aulas presenciais de ensino superior. Além disso, a região do Cariri passou a ter as mesmas regras das demais regiões.

Aeroporto de Fortaleza

O secretário da Saúde informou que foi implantada testagem no aeroporto de Fortaleza. “Uma das medidas que o governador discutiu na comissão, no nosso comitê, com a participação do Ministério Público Federal e Ministério Público Estadual, há dois dias começamos a fazer a testagem no aeroporto de Fortaleza. Em acordo com a Anvisa, nós vamos fazer as barreiras sanitárias e em breve será apresentado a população uma área de testagem dentro do aeroporto e também para que a gente possa fazer o rastreamento”.

Redução dos casos

A taxa de transmissão em todas as regiões do Ceará está abaixo de 1, ou seja, "há redução com tendência de mais queda, mas isso não significa que a pandemia passou", afirmou o secretário da Saúde do Ceará, Dr. Cabeto.

Apesar da redução dos casos e das mortes, Cabeto afirma que a população deve manter a prevenção, já que há o risco de novas ondas da pandemia com novas variantes do vírus.

"É preciso que a gente tenha um número maior de vacinados para que ter proteção contra essas variantes", alertou. "Essa é a fase de evitar pequenos surtos: usar máscaras e evitar aglomeração", aconselhou o secretário.

FONTE:  https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2021/07/09/comercio-do-ceara-tera-horario-de-abertura-mais-cedo-a-partir-de-segunda-diz-camilo.ghtml

Wesley Safadão e Thyane Dantas podem responder ao Ministério Público por irregularidades na vacinação, em Fortaleza

O artista teria mudado de local propositalmente para receber imunizante da Janssen, que é dose única, enquanto a mulher furou a fila da vacinação.

POR G1 CEO cantor Wesley Safadão e a mulher dele, Thyane Dantas, podem ser chamados para responder ao Ministério Público do Ceará (MPCE) sobre possíveis irregularidades na vacinação contra Covid-19, em Fortaleza.

O MPCE confirmou que vai apurar se o artista trocou propositalmente o local da vacinação com o intuito de receber o imunizante da Janssen, que é dose única; já a digital influencer furou a fila da vacinação, pois não se encaixava no público agendado na capital.

O órgão ministerial informou que ambos, "no momento oportuno poderão sim ser chamados" e que a data para a convocação e resposta dos investigados só serão decididos "após a resposta das informações solicitadas a Secretaria de Saúde de Fortaleza". 

Leia Também: Thyane Dantas toma vacina antes da hora e será investigada

“Devemos sim seguir os ritos e normas pertinentes a todo procedimento investigatório. Isso tudo vai depender do desenrolar das apurações. O MPCE informa que os fatos ainda serão apurados, com responsabilidade e dentro das regras do ordenamento jurídico brasileiro. Ao final, o MPCE decidirá se há elementos concretos para dar continuidade à investigação”, complementou o órgão.

A mulher do cantor cearense Wesley Safadão, a digital influencer e modelo Thyane Dantas, furou a fila da vacinação contra a Covid-19 na manhã desta quinta-feira (8) em um dos pontos de vacinação, em Fortaleza. Além de não estar na lista de pessoas agendadas para receber o imunizante, ela está fora da faixa etária determinada pela Secretaria Municipal da Saúde como público-alvo.

Enquanto a assessoria do cantor diz que Thyane tomou uma das doses da "sangria" (a popular "xepa"), que não é regulamentada na cidade, a Secretaria da Saúde afirma que isso só ocorre após às 17h e com foco em um público específico, o que não foi o caso da digital influencer, que se vacinou no período da manhã. O Ministério Público abriu investigação para apurar se ela furou a fila da vacina.

O que se sabe e o que ainda falta saber sobre o caso:

CONTINUE LENDO: https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2021/07/10/wesley-safadao-e-thyane-dantas-podem-responder-ao-ministerio-publico-por-irregularidades-na-vacinacao-em-fortaleza.ghtml

Assista à TV Verdes Mares ao vivo

Assista à TV Verdes Mares ao vivo

POR G1 CE - O G1 transmite ao vivo os telejornais da TV Verdes Mares, diariamente, nos seguintes horários:

  • Bom Dia Ceará, 6h
  • CETV 1ª edição, 11h45
  • CETV 2ª edição, 19h10

Ao Vivo - TV Diário : A CARA DO NORDESTE

Assista à TV Verdes Mares ao vivo

FONTE: https://g1.globo.com/ce/ceara/ao-vivo/assista-a-tv-verdes-mares-ao-vivo.ghtml


Anvisa alerta para casos de doenças após vacinação contra a covid-19

Casos foram reportados por autoridades sanitárias dos Estados Unidos

POR AGÊNCIA BRASIL - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou comunicado alertando para casos registrados em outros países de inflamações no músculo cardíaco e no tecido que envolve o coração em pessoas que foram imunizadas com vacinas contra a covid-19 que usam RNA mensageiro, como a da Pfizer/BioNTech.

Os episódios foram identificados por autoridades sanitárias dos Estados Unidos. O principal órgão do setor naquele país (FDA, na sigla em inglês) apontou o risco dessas duas doenças (chamadas de miocardite e pericardite), sobretudo entre as pessoas que receberam as duas doses.

Em seu comunicado, a Anvisa destaca que ainda não houve registro de situações como essa no Brasil e que os riscos desse tipo de ocorrência é baixo, sendo superado pelos benefícios da imunização com essas vacinas no combate à covid-19.

A agência mantém a recomendação de uso da Pfizer/BioNTech, a única vacina autorizada até o momento que emprega a tecnologia do RNA mensageiro.

O alerta da agência visa chamar a atenção especialmente dos profissionais de saúde para que fiquem atentos a esses riscos e atuem no diagnóstico e tratamento, caso estes tipos de complicações sejam detectadas.

Os sintomas mais comuns, conforme a Anvisa, são dor no peito, falta de ar, palpitações ou mudanças no ritmo dos batimentos cardíacos. 

FONTE: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2021-07/anvisa-alerta-para-casos-de-doencas-apos-vacinacao-contra-covid-19 

Estudo da Fiocruz mostra efetividade das vacinas em idosos

Pesquisa avaliou pessoas que receberam CoronaVac e AstraZeneca

POR AGÊNCIA BRASIL - Uma pesquisa feita pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) constatou que o esquema vacinal completo contra covid-19 (duas doses) garante taxas de efetividade médias de 79,8% em pessoas com 60 a 80 anos e de 70,3% em idosos com mais de 80 anos.

Considerando-se uma média daqueles que receberam o esquema vacinal completo e aqueles que tomaram apenas a primeira dose, as taxas de efetividade ficam em 73,7% em idosos com até 79 anos e de 63% em pessoas com 80 anos ou mais.

O estudo considerou os imunizados com CoronaVac e AstraZeneca e foi feito com base em registros de hospitalização e morte por síndrome respiratória aguda grave (SRAG), o que permitiu avaliar a efetividade em relação à redução de casos graves e óbitos.

As duas vacinas têm, no entanto, taxas diferentes. Na CoronaVac, por exemplo, a taxa de efetividade para pessoas com esquema vacinal completo é de 79,6% para pessoas com 60 a 79 anos e de 68,8% em idosos com 80 anos ou mais.

Se forem considerados todos os imunizados, ou seja, aqueles com esquema vacinal completo e os que tomaram apenas a primeira dose, as taxas são de 70,3% em pessoas com 60 a 79 anos e de 62,9% em idosos com 80 anos ou mais, no caso da CoronaVac.

Para a AstraZeneca, no entanto, não foi possível avaliar a efetividade com o esquema vacinal completo, já que a segunda dose só é aplicada três meses depois da primeira. Portanto, a Fiocruz trabalhou com estimativas.

A taxa de efetividade da AstraZeneca com aqueles que receberam pelo menos a primeira dose chegou a 81,7% para pessoas com 60 a 79 anos e de 62,8% naqueles com 80 anos ou mais.

“A efetividade da vacinação continuará a ser avaliada, buscando estimar os dados de efetividade das vacinas com sua utilização no mundo real, no contexto epidemiológico e das variantes circulantes. Nesse sentido, os dados obtidos até o momento refletem principalmente as evidências de proteção vacinal frente à variante gama, preponderante no país neste período”, informa nota técnica divulgada pela Fiocruz.

A nota destaca ainda que medidas restritivas e o uso de máscaras podem influenciar no aumento de infecções por covid-19. “O relaxamento de medidas não farmacológicas após a vacinação, como uso menos frequente de máscara e aumento nas interações sociais presenciais sem os devidos cuidados de distanciamento e ventilação, induzem a maior risco de infecção”.

FONTE: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2021-07/estudo-da-fiocruz-mostra-efetividade-das-vacinas-em-idosos

Colômbia supera Peru e fica em terceiro na Copa América

Meio-campista Luis Díaz é o destaque com dois gols

POR AGÊNCIA BRASIL - A Colômbia garantiu a 3ª posição da Copa América após derrotar o Peru por 3 a 2, na noite desta sexta-feira (9) no estádio Mané Garrincha, em Brasília.

Apesar de a vitória final ficar com os Cafeteros, foi a seleção do país andino que abriu o placar. Aos 44 minutos do primeiro tempo Cueva toca para Yotún, que chuta colocado para superar o goleiro Vargas.

Porém, logo no terceiro minuto da etapa final a Colômbia empata com gol em cobrança de falta de Cuadrado. A partir daí o jogo aumenta em intensidade, e os gols começam a sair.

O primeiro é de Luis Díaz, aos 20 minutos, em chute colocado após receber passe de Cuadrado. Aos 37 Lapadula marca de cabeça após cobrança de escanteio de García para deixar tudo igual novamente.

Porém a noite era mesmo de Luis Díaz. O bom meio-campista do Porto (Portugal) garantiu a vitória de sua equipe já nos acréscimos do confronto. Após receber passe de calcanhar de Muriel o camisa 14 bate da entrada da área.

Com isso, a Colômbia garante a terceira posição da Copa América, que definirá o campeão no próximo sábado (10), no confronto entre Brasil e Argentina, que acontece a partir das 21h (horário de Brasília) no estádio do Maracanã. 

LEIA TAMBÉM: Prefeitura do Rio libera público na final da Copa América, no Maracanã

DOCE DE ABÓBORA EM MENOS DE 20 MINUTOS. CONFIRA A RECEITA

O melhor doce de abóbora e muito rápido

POR ARTES DA SADHIASALVA ESSA RECEITA COLEGA

O melhor doce de abóbora com coco.
Super fácil de fazer.
  • 500g de abóbora paulista
  • 100g de coco em pedaços
  • 50g de coco ralado
  • 2 xícaras de açúcar
  • cravo á gosto
LEIA O QUE JÁ FOI COMPARTILHADO DE ARTE SADHIA NO BLOG DO PARCEIRO: AQUI 

Veja Como Preparar Esse Doce no Link Abaixo:
https://www.instagram.com/p/CRH9oWxLC4d/

VEJA MAIS RECEITAS EM:

Piscina mais funda do mundo tem até uma cidade submersa

POR OLHAR DIGITAL - Não contente em abrigar o prédio mais alto do mundo, o Burj Khalifa, a cidade de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, acaba de inaugurar a piscina mais profunda do mundo. Batizada de “Deep Dive Dubai” (Mergulho Profundo Dubai, em tradução livre), ela tem 60 metros de profundidade. 

LEIA MAIS EM: https://olhardigital.com.br/2021/07/09/reviews/piscina-mais-funda-do-mundo-tem-ate-uma-cidade-submersa/

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK