A bronquite é uma inflamação dos brônquios – uma espécie de canal que leva o ar até os alvéolos pulmonares. O problema acontece quando o muco presente nas vias respiratórias não é eliminado de forma adequado. Isso faz com que os brônquios permaneçam inflamados. A causa da inflamação geralmente é viral ou bacteriana, mas também pode ocorrer devido a fatores externos, como poluição, produtos químicos e poeira.
Existem dois tipos diferentes de bronquite: a aguda e a crônica. A bronquite aguda geralmente é causada por vírus e tem episódios de curta duração. Já na bronquite crônica, os sintomas permanecem por até três meses e são piores na parte da manhã. O xarope que ensinamos abaixo ajuda a tratar os sintomas da bronquite aguda. Veja a receita:
Ingredientes
- 1 xícara (chá) de mel
- 1 abacaxi
- 3 beterrabas
- 1 coração de bananeira
- 4 colheres (sopa) de açúcar mascavo
Modo de Preparo
- Descasque o abacaxi e corte-o em rodelas;
- Descasque a beterraba e pique-a em cubos;
- Corte o coração de bananeira;
- Coloque o mel em uma vasilha funda (onde caiba uma peneira grande);
- Encaixe uma peneira sobre a vasilha;
- Disponha o abacaxi, a beterraba o umbigo de banana na peneira;
- Cubra com o açúcar mascavo e deixe escorre por 12 horas;
- Misture o caldo que ficou no recipiente;
- Leve o xarope ao fogo por 20 minutos;
- Espere esfriar e guarde um pote de vidro limpo.
Posologia
Em casos de crise de bronquite, tome 1 colher (sopa) do xarope a cada 8 horas enquanto durarem os sintomas.
Informações Adicionais
Falamos de bronquite aguda e crônica, mas muita gente pode estar se perguntando sobre a bronquite asmática. Por isso é importante descrever a diferença entre bronquite e asma.
A bronquite asmática, ou asma brônquica não é a mesma coisa que bronquite (aguda ou crônica) elas podem ser tratadas apenas como asma.
A bronquite aguda é a inflamação dos brônquios, enquanto a asma é a inflamação dos bronquíolos. A asma é decorrente de um elemento que causa uma alergia como poeira, pólen; enquanto a bronquite é decorrência de um vírus como o da gripe. Já a bronquite crônica atinge normalmente fumantes.
Na asma a pessoa tem tosse seca, enquanto que na bronquite, a tosse vem acompanhada de catarro na maioria das vezes. O tratamento com bombinhas (broncodilatadores) funcionam no caso de asma, já na bronquite crônica não faz efeito.
A asma, em tese, é menos grave que a bronquite crônica, muito embora o paciente em crise pode ficar com dificuldades sérias para respirar. Mas normalmente a asma é uma doença que não causa lesões nos pulmões como é o caso da bronquite crônica, que em casos graves em estágios avançados fica totalmente dependente do oxigênio (máscara e balão) aos mínimos esforços.
Já a bronquite aguda pode acontecer uma vez apenas e nunca mais o paciente volta a ter. O paciente apresenta os sintomas de chiado no peito e dificuldade em respirar. Já a asma o sibilo é na expiração.
A dificuldade em respirar associada à febre é característico da pneumonia. Em todos os casos é importante uma avaliação médica.
FONTE: Receita Natural