PROCURANDO POR ALGO?

sábado, 13 de fevereiro de 2021

Cientistas brasileiros demonstram que coronavírus se espalha pelo ar

Por Olhar Digital Como se prevenir da Covid-19? Álcool em gel e a limpeza de superfícies tem estado na lista de prioridades de higiene desde o início da pandemia, mas um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) reforça que medidas de higiene como essas podem ser apenas um “teatro sanitário”, já que o coronavírus foi encontrado no ar em aerossóis. Continue Lendo: https://olhardigital.com.br/2021/02/12/noticias/cientistas-brasileiros-demonstram-que-coronavirus-se-espalha-pelo-ar-por-aerossois/

Jerusalem Dance Challenge, Fenomenos do Semba, Master KG [Feat. Nomcebo]

FONTE DO VÍDEO: Jerusalem Dance Challenge, Fenomenos do Semba, Master KG [Feat. Nomcebo]
Por Olhar Digital

Onde a dança do Jerusalema Challenge surgiu?O Jerusalema Challenge não é exatamente recente, com os primeiros registros tendo aparecido em fevereiro de 2020, quando o grupo angolano Fenómenos do Semba (com “e” mesmo) fez um vídeo, mostrando a eles mesmos dançando enquanto comiam, sem que os pratos caíssem no chão. O vídeo viralizou no sudoeste africano imediatamente. CONTINUE LENDO...

Jerusalema Challenge: conheça a nova febre das redes sociais

Por Olhar DigitalO Jerusalema Challenge, um desafio de dança que se originou em Angola, vem se tornando viral nas redes sociais e já ganhou a adesão de diversas equipes de trabalho de diferentes partes do mundo, como forças policiais e times de pilotos e comissários de companhias aéreas. Mas, afinal, de onde surgiu esse desafio? E que língua é aquela que o cantor está usando? CONTINUE LENDO: https://olhardigital.com.br/2021/02/12/noticias/saiba-o-que-e-o-jerusalema-challenge-nova-febre-nas-redes-sociais/

Como surgiram as fantasias e as máscaras de Carnaval?

POR CANAL DO ENSINO - Olá, pessoal!

Vocês usam máscaras ou fantasias no carnaval? Em muitos lugares, esse hábito foi perdido, mas é um costume que faz parte da história dessa festa popular. Veja aqui como surgiram as fantasias e as máscaras de carnaval.

O carnaval é um tipo de evento peculiar que apresenta várias características que dão um ar especial aos bailes e desfiles, e as fantasias e máscaras são a grande diferença entre os foliões.

Fantasias de carnaval

A partir de 1870 as fantasias de carnaval tiveram grande importância para a festa, pois foi a forma que as pessoas encontraram para dar um ar mais divertido ao evento.

Até 1930 as fantasias eram simples, com roupas adaptadas, tingidas, enfeitadas de forma ingênua, pois os materiais que poderiam enriquecê-las, como os tecidos, ornamentos, sapatilhas, adereços de cabeça, eram muito caros, aparecendo mais nos desfiles de escolas de samba. Nos clubes e desfiles de rua, surgiram os blocos, onde um grupo de pessoas vestia-se igual.

Alguns disfarces tornaram-se mais famosos, como caveira, odalisca, médico, morcego, malandro, super-heróis, diabo, príncipe, bobo da corte, pierrô, colombina, vedete, palhaço.

Os bailes de gala foram instituídos no Brasil, seguindo o modelo dos bailes de Veneza, e foram mais popularizados através de Clóvis Bornay, onde as fantasias eram avaliadas nas categorias luxo e originalidade.

Clóvis Bornay foi um grande nome desses desfiles, chegando a “hors concours” (concorrente de honra), ficando fora da competição em razão da beleza de suas criações, que sempre conquistavam os títulos, impedindo outros participantes de chegarem perto da vitória.

História do Carnaval no Brasil e no mundo

Por Canal do Ensino - Olá, leitores!

Estudar a história não é só conhecer guerras, reis, políticas e civilizações, mas também saber sobre a cultura do lugar e como ela influenciou nos acontecimentos. Por aqui, não tem como falar cultura e não citar o carnaval, então vamos conhecer a história do Carnaval no Brasil e no mundo.

carnaval é a festa popular mais celebrada no Brasil e que, ao longo do tempo, tornou-se elemento da cultura nacional. Porém, não é uma invenção brasileira, e muito menos realizada apenas neste país. A História do Carnaval remonta à Antiguidade, tanto na Mesopotâmia quanto na Grécia e em Roma.

História do carnaval no mundo

Na antiga Babilônia, duas festas possivelmente originaram o que conhecemos como carnaval. As Saceias eram uma festa em que um prisioneiro assumia durante alguns dias a figura do rei, vestindo-se como ele, alimentando-se da mesma forma e dormindo com suas esposas. Ao final, o prisioneiro era chicoteado e depois enforcado ou empalado.

O outro rito era realizado pelo rei nos dias que antecediam o equinócio da primavera, período de comemoração do ano novo na região. O ritual ocorria no templo de Marduk, um dos primeiros deuses mesopotâmicos, onde o rei perdia seus emblemas de poder e era surrado na frente da estátua de Marduk. Essa humilhação servia para demonstrar a submissão do rei à divindade. Em seguida, ele novamente assumia o trono.

O que havia de comum nas duas festas e que está ligado ao carnaval era o caráter de subversão de papéis sociais: a transformação temporária do prisioneiro em rei e a humilhação do rei frente ao deus. Possivelmente a subversão de papeis sociais no carnaval, como os homens vestirem-se de mulheres e vice-versa, pode encontrar suas origens nessa tradição mesopotâmica.

Carnaval em Casa: Várias Dicas para Carnaval na Pandemia

Por Canal do Ensino - Olá, leitor(a)! 

Você pode até ser aquela pessoa que não gosta de curtir o Carnaval nas ruas; mesmo assim, você provavelmente monta uma programação especial para a data. Neste ano, a festa vai ser um pouco diferente, sem blocos, sem desfiles e até mesmo sem feriado em algumas regiões do país. Por isso, separamos algumas dicas para você aproveitar ocasião da melhor forma possível, com segurança e diversão. Confira! 

Folia em família

Por conta do agravamento da pandemia de Covid-19 e do lento avanço da vacinação no Brasil, os pontos facultativos ligados ao Carnaval foram suspensos em pelo menos 21 estados, incluindo Santa Catarina, São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Bahia e Paráfesta não é considerada um feriado nacional; portanto, cada local tem autonomia para decidir sobre ela. 

Com os crescentes números da pandemia, os eventos cancelados e grande parte das jornadas de trabalho funcionando normalmente, uma boa opção pode ser comemorar a data em casa, com a família. Há várias maneiras de fazer isso. Veja algumas: 

Baile particular 

com o pessoal da sua casa para fazer um baile de CarnavalSepare uma playlist com músicas animadas e monte fantasias improvisadas, com muitos acessórios coloridos, como plumas, óculos, colares, apitos, adereços de cabelo e máscaras de papel.

Para quem mora com crianças, é interessante apostar em comidas diferentes, festas temáticas, brincadeiras e desafios. 

LEIA MAIS EM: https://canaldoensino.com.br/blog/carnaval-em-casa-varias-dicas-para-carnaval-na-pandemia

LEIA TAMBÉM:

Então, já sabe como vai comemorar o Carnaval? Se você gostou desse texto, leia nossos outros artigos sobre a data:

Atenção ao Novo Decreto da Prefeitura Municipal de Aracoiaba

Confira as Medidas de Combate à COVID-19 para o Feriado de Carnaval.

Veja documento completo no portal www.aracoiaba.ce.gov.br

DECRETO MUNICIPAL N° 05, DE 11 DE FEVEREIRO DE 2021

Estabelece no Município de Aracoiaba, medidas preventivas à disseminação da covid19, no período de carnaval.

O PREFEITO MUNICIPAL DE ARACOIABA, no uso de suas atribuições legais.

CONSIDERANDO o disposto no Decreto Estadual nº. 33.530, de 28 de março de 2020, que prorrogam as medidas adotadas no Decreto Estadual n° 33.519, de 19 de março de 2020, as quais continuam necessárias para o enfrentamento do avanço do novo coronavírus no Estado do Ceará;

CONTINUE LENDO... 

Idosa de 101 anos entrega currículo em empresa do interior de SP e caso viraliza na web: 'Para ajudar um pouco'

Iniciativa surpreendeu a equipe de uma empresa em Promissão (SP) e repercutiu nas redes sociais como 'lição de empoderamento'.

Por Júlia Nunes, G1 Bauru e Marília - Uma idosa de 101 anos surpreendeu a equipe de uma empresa em Promissão (SP) depois que entregou um currículo e manifestou interesse em trabalhar no local. Segundo a aposentada, ela queria trabalhar para comprar as coisas que gosta sem depender dos familiares.

"Eu quero trabalhar para comprar meus 'vinhozinhos', minha 'carninha', para não depender só da filha, ajudar um pouco", conta dona Maria Cardoso.

A bisneta da idosa, Pâmela Cristina Matias Gomes, contou ao G1 que várias pessoas da família dela são funcionárias de um frigorífico da cidade e que a bisavó sempre demonstrou interesse em também trabalhar na empresa.

Por causa disso, a tia da idosa decidiu fazer um currículo para a dona Maria e pediu para a bisneta entregar aos recrutadores. Pâmela mandou o documento no grupo da empresa no WhatsApp e o currículo chegou às mãos da analista de atração e seleção do frigorífico, Juliana Araújo.

“Ela mandou mensagem ‘Juliana, faz entrevista com a minha vó’. Aí na hora que eu vi a data de nascimento, eu levei um susto e falei: ‘Pelo amor de Deus, leva o currículo para mim’. Aí ela levou e achei a coisa mais linda, com a foto dela”, conta Juliana.

CONTINUE LENDO EM: https://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2021/02/13/idosa-de-101-anos-entrega-curriculo-em-empresa-do-interior-de-sp-e-caso-viraliza-na-web-para-ajudar-um-pouco.ghtml

Com festas suspensas e restrições, locais tradicionais de carnaval em Fortaleza ficam vazios

Governo do Estado e Prefeitura de Fortaleza adotaram medidas mais rígidas contra aglomerações após aumento das mortes pro Covid-19.

Por G1 CE - A Praça da Gentilândia, o Polo da Mocinha e o Mercado dos Pinhões, locais de Fortaleza que costumam ficar lotados em dias de carnaval, amanheceram vazios neste sábado (13). O aumento dos casos e mortes por Covid-19 levaram Governo do Ceará e Prefeitura de Fortaleza a adotarem medidas mais rígidas contra aglomerações.

As festas estão proibidas em todo o estado, e o comércio não essencial tem horário restrito de funcionamento. (Veja abaixo o que pode e o que é restrito no carnaval 2021 no Ceará.)

'Compreendo perfeitamente o momento'

Organizadores de festas e blocos e foliões lamentaram em entrevista ao G1 a falta do carnaval em 2021, mas disseram entender a situação devido à pandemia.Há 20 anos com atuação na Capital, o "Bloco Concentra Mas Não Sai" não vai concentrar e nem sair em 2021. O cortejo é um dos mais tradicionais do Pré fortalezense, sem nunca ter tocado no Carnaval, demonstrando o foco total na festividade que antecede os quatro dias de folia. Porém, neste ano, a pausa se faz necessária.

“Não vai ter essa manifestação cultural, que é uma manifestação, que eu digo, quase religiosa. A cada ano as pessoas extravasam, e criam novidades e possibilidades. E nesse ano, não vai ser possível”, comenta Marcus Vinicíus, idealizador do Concentra.

Para ele, a ausência do Pré-Carnaval prejudica a cidade de diversas maneiras. “Você perde essa coisa do encontro entre as pessoas, não vai ter esse festejo que é público, que é gratuito e que as pessoas já estão acostumadas. É óbvio que isso traz prejuízos simbólicos, econômicos e culturais, mas é uma situação que a gente não tem como mudar”, avalia o organizador.

LEIA MAIS EM...

Profissionais da saúde de Fortaleza começam a receber segunda dose da CoronaVac

Trabalhadores da área da saúde da rede hospitalar vão ser vacinados com a 2ª dose no Centro de Eventos.

Por G1 CE - Profissionais da saúde que trabalham em hospitais na linha de frente contra a pandemia de Covid-19 em Fortaleza recebem a partir deste sábado (13) a segunda da CoronaVac. Os trabalhadores devem ir ao Centro de Eventos do Ceará, das 9h às 20h. O estacionamento no local é gratuito para quem vai receber a vacina.

O agendamento para receber a vacinação é feito no local de trabalho dos profissionais.

Veja os profissionais agendados para receber vacina neste sábado de cada local de trabalho:

A CoronaVac deve ser aplicada em duas doses para cada pessoa para garantir a imunidade contra a Covid-19, segundo os desenvolvedores do imunizante.

"Já estamos no intervalo entre 14º e 28º desde que começamos a vacinar a maioria desses profissionais", afirmou o coordenador da rede de atenção primária de Fortaleza, Erlemus Soares. Entre os profissionais da saúde, são 87.002 pessoas já vacinadas em Fortaleza.

CONTINUE LENDO...

Médico usa poema e cordel para conscientizar sobre Covid-19 e outras doenças no interior do Ceará

Sávio Pinheiro, 63, escolheu a arte e literatura para se comunicar de forma lúdica com pacientes no interior

Por Samuel Pinusa, G1 CE - O cearense de Várzea Alegre, Sávio Pinheiro, trabalha como médico no interior do estado há quase 40 anos, onde tem vivenciado nos últimos meses a realidade da Covid-19. Durante o percurso na medicina, percebeu que precisava de uma maneira lúdica para conscientizar — e aproximar — a população sobre a importância da saúde em relação a várias doenças, inclusive algumas que causaram epidemias. Por isto, ele se aproximou do poema e do cordel.

A primeira forma de arte e literatura utilizado pelo médico foi o cordel, mas devido à pandemia — e fatores como o isolamento e distanciamento social — ele recorreu ao poema para continuar se comunicando com os pacientes.

Confira trecho do poema “Vacinação e Pandemia” de Sávio Pinheiro”

CONTINUE LENDO...

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK