POR CANAL DO ENSINO - Olá, leitor(a)
No próximo domingo, 8 de agosto de 2021, será comemorado o Dia dos Pais. Mesmo que seus familiares já estejam completamente vacinados, ainda enfrentamos uma pandemia. Por isso, seguir os protocolos de distanciamento é fundamental.
No artigo de hoje, vamos contar um pouco sobre a origem da data e dar algumas dicas de programação para o Dia dos Pais que você pode fazer com toda a segurança. Confira!
A origem do Dia dos Pais
Cada país possui sua particularidade quando o assunto é Dia dos Pais. A data tem diversas versões para sua origem, incluindo uma que vem da Idade Antiga, uma norte-americana e, por fim, uma brasileira. Vamos conhecer um pouco mais sobre elas:
Na Antiguidade
Acredita-se que a ideia de homenagear a figura paterna tenha surgido na antiga Babilônia, há cerca de 4 mil anos. Elmesu, filho do rei Nabucodonosor, teria feito o que viria a ser considerado o primeiro cartão de Dia dos Pais, esculpido em argila, desejando ao seu genitor boa sorte, vida longa e saúde. A partir de então, deu-se origem a um dia de festa.
Nos Estados Unidos
O Dia dos Pais, como conhecemos hoje, surgiu nos Estados Unidos, no começo do século XX. A versão conta que, em 1909, Sonora Louise Smart Dodd (1882 – 1978) teve a ideia de homenagear seu pai enquanto assistia a uma comemoração de Dia das Mães. Filha de William Jackson Smart (1842 – 1919), veterano da Guerra Civil Americana, ela tinha muito apreço pelo pai, que criou os 6 filhos sozinho após a morte da esposa.
Sonora encaminhou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, solicitando que a data se tornasse oficial. Logo, o primeiro Dia dos Pais foi celebrado no em 19 de junho de 1910.
Após o feito, a ocasião se popularizou em todo o estado de Washington. O presidente Richard Nixon (1913 – 1994) oficializou a data em 1972, comemorada no 3º domingo do mês de junho e adotada por vários outros países, como Canadá, México, França e Inglaterra.
No Brasil
Por aqui, as primeiras comemorações teriam acontecido em agosto de 1953. O publicitário Sylvio Bhering teria criado o “Dia do Papai”, um concurso para homenagear a figura paterna nos veículos de comunicação da época. A ideia inicial era ligar a data ao Dia de São Joaquim, pai de Maria e avô de Jesus Cristo segundo a tradição católica. Logo, 16 de agosto ficou como a data oficial.
Anos mais tarde, no papado de Paulo VI (1963 – 1978), o Dia de São Joaquim foi alterado para 26 de julho, no qual também é feita uma homenagem à Santa Ana e é, atualmente, celebrado como Dia dos Avós. Tempos depois, ficou decidido que o Dia dos Pais, no Brasil, seria comemorado no segundo domingo de agosto, como acontece até hoje.
CONTINUE LENDO EM: https://canaldoensino.com.br/blog/dia-dos-pais-na-pandemia-9-dicas-para-comemorar