100 anos da Construção da Capela de
São Sebastião em Baturité - (1917-2017).
Foto: João Artur
|
Por Academia Virtual de História - A comunidade de São Sebastião no Vale dos Candéias, faz parte da Paróquia Cristo Rei em Baturité celebra nesse ano de 2017 os 100 anos da construção da capela (1917 – 2017).
A comunidade antes de ser chamado São Sebastião, era apenas um sitio conhecido como Sobradinho, pertencente à Família Porfírio Rodrigues de Souza.
Por volta dos anos de 1915 e 1916, uma grande epidemia de uma febre escaldante, atingiu o Vale dos Candéias, de tal forma que muitas pessoas vieram a falecer. A família do Capitão Porfírio também foi atingida, morrendo assim a sua esposa.
Capitão Porfírio era um homem de muita fé, mas ficou abalado com aquela situação, pediu a proteção de Deus por meio da intercessão do Santo Mártir São Sebastião, fazendo uma promessa, que se aquela doença que estava assolando as pessoas da região acabasse ele construiria no centro do sítio uma capela com o nome de São Sebastião. Deus atendeu aos apelos do dono do sítio o Sr. Porfírio e a doença deixou de existir. Deus assim o concedeu.