terça-feira, 8 de maio de 2012
Prefeitura de Banabuiú garante treinamento para professores da rede de ensinoOs professores da rede de ensino do município de Banabuiú, no Sertão central cearense, participaram da Formação do Programa Brasil Alfabetizado - PBA, ministrada pela Pedagoga Lutércia Silveira Fraga, da Universidade Vale do Acaraú.
O evento, que durou 5 dias, foi realizado no auditório Ana Nilda Batista Sá, do Colégio Celestino de Sousa, em Banabuiú. Na opinião da orientadora do curso Lutércia Fraga, são poucos os municípios que se empenha tanto. “Levo de Banabuiú esta firme certeza, pois, aqui foi o prefeito Veridiano Sales e o secretário Alexandre Lucas, garantiram total apoio desde o material didático ao acolhimento dos quase quarenta (40) professores”.
O PBA vai atender a rede escolar da sede de Banabuiú e das comunidades de Rinaré, Pedras Brancas, Barra do Sitiá e Laranjeiras.
Fonte: Paulo Simião
Gestores cobram volta da Operação Pipa ao Interior
A situação da falta de água para consumo humano já preocupa gestores de municípios do Interior. A suspensão da Operação Pipa em diversas cidades do Estado foi a principal reclamação de prefeitos, secretários municipais e coordenadores da defesa civil de 123 cidades do Ceará reunidos ontem em Fortaleza. O evento foi promovido pela Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), no auditório do Banco do Nordeste.
De acordo com representantes dos municípios, os carros-pipa são insuficientes para o atendimento. Além disso, poços profundos e açudes, que abastecem os caminhões, começam a secar.
Em Itatira, no Sertão Central, a água dos carros-pipa não chega há 30 dias, segundo a Prefeitura. Relatório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) aponta que a água para consumo animal dura até o fim deste mês. No município, as perdas alcançam 95,74% das plantações.
Em Choró, na mesma região, os caminhões que abastecem as cisternas passaram de 18 para dois, segundo a secretária-executiva da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil. Segundo ela, o único açude que não secou foi cercado por moradores para evitar a retirada de água.
O secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, disse que, a partir dos relatos, a situação hoje “já é muito grave nos vários municípios”. Nelson prometeu levar a situação ao conhecimento do governador Cid Gomes, que tem reunião marcada para hoje, em Brasília, com a ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, e com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra.
De acordo com Nelson, a situação é considerada grave em 99 municípios, segundo critério de avaliação do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).
Prazo para regularizar título eleitoral termina amanhã
O prazo para os eleitores fazerem inscrição no cadastro eleitoral, pedirem mudança de domicílio e regularizarem seus títulos termina nesta quarta-feira (9). Se o título for cancelado, o eleitor pode ficar proibido de obter passaporte. Caso seja funcionário público, fica sem receber salário até a regularização da situação.
Quem completou 16 anos, ou completa até o fim do ano, pode se inscrever no cadastro e receber o título pela primeira vez. Eleitores com deficiência ou dificuldades de mobilidade podem pedir a transferência para a zona eleitoral especial.
Escolas do Ceará recebem R$ 10,7 milhões do FNDE para infraestrutura
O Ceará é o segundo estado a receber mais recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) disponíveis desde ontem, desta segunda-feira (7). As escolas cearenses vão receber, somadas, R$ 10,7 milhões referentes ao Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), segundo o FNDE. Os recursos são disponibilizados diretamente nas contas correntes das escolas contempladas.
Ceará quer árbitro local e antidoping
Conforme prometido, o Ceará vai querer fazer valer suas vontades no Clássico-Rei do próximo domingo, válido pela finalíssima do Campeonato Cearense.
Segundo Evandro Leitão, os representantes do clube vão levar à reunião marcada para quinta-feira, às 10h, na Federação Cearense de Futebol, a solicitação por arbitragem local e exame antidoping.
“O Fortaleza pode deixar que essa conta (do antidoping) a gente paga”, disparou o presidente alvinegro.
“O Ceará é o mandante do jogo e quer árbitro local, pois mais uma vez ficou provado que arbitragem de fora não faz a menor diferença”, completou Evandro Leitão.
Ele afirmou ainda que o valores dos ingressos para a final não devem ser modificados. Mas a divisão da carga dos bilhetes para esse jogo ainda promete vai ser assunto de uma consulta ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), no Rio de Janeiro.
Presidente anunciará novo pacote social
A presidente Dilma Rousseff irá aproveitar o Dia das Mães, no próximo domingo, para fazer um pronunciamento em que irá anunciar um pacote social para a primeira infância - zero a 6 anos - e famílias atendidas pelo Bolsa Família e chefiadas por mulheres, informaram à Reuters fontes do Palácio do Planalto.
Os detalhes do plano, que será lançado oficialmente na segunda, dia 14, ainda estão em discussão no Planalto.
Vereador de Mulungu troca tiros com assaltantes e é alvejado na perna
O vereador de Mulungu, 110 km de Fortaleza, Francisco Uchoa Madeiro (PDT), conhecido por Chico Capim, levou um tiro na perna na manhã de ontem, segunda-feira, 7, ao trocar tiros com dois assaltantes. O tiroteio ocorreu às 5h. O vereador foi levado ao hospital de Aracoiaba e já está em casa repousando.
Chico Capim foi socorrer o irmão, o comerciante Antônio Uchoa Madeiro, que estava sendo assaltado. A casa do vereador fica na frente da casa do irmão. "Eu acordei com o ladrão dentro de casa. Eu fui descendo e vi as (quatro) pessoas amarradas. Quando percebi, já havia dois homens, cada qual com uma arma, perguntando pelo dinheiro. Eles arrancaram meu cordão e eu dei um grito. Meu marido ouviu o grito e pediu por socorro", afirma Sávia Uchoa, esposa de Antônio Capim.
Segundo Sávia, é a segunda vez que o casal é vítima de assalto. "Somos comerciantes. Temos um mercantil. A gente trabalha duro para acontecer isso", lamenta a mulher. Por conta do primeiro assalto, o casal havia contratado um vigia. Além disso, outros três empregados também dormem no imóvel. Os quatro foram rendidos pelos assaltantes.
Inspetor é expulso da Polícia Civil acusado de abuso sexual
“Um inspetor da Polícia Civil foi expulso do cargo depois de ser acusado de abusar sexualmente de três meninas, de nove, 11 e 12 anos. A demissão de Tiago Feitosa Oliveira foi publicada no Diário Oficial do Estado na última sexta-feira, 4, um ano e seis meses após o crime.
De acordo com a publicação do Diário Oficial, foi comprovada a materialidade da transgressão disciplinar ao praticar crime de natureza grave.
Casal processa padre em BH por recusa de batismo
“Um casal de Belo Horizonte entrou com ação de indenização por danos morais na Justiça contra a Igreja Católica. No processo, o casal sustenta que foi humilhado pelo padre Milton Tavares, da Paróquia Bom Pastor, no bairro Dom Cabral, região noroeste da capital mineira. As informações são do jornal O Tempo, diário de Belo Horizonte.
O padre teria se recusado a batizar o filho do casal em 2011 alegando, para tanto, que estes não tinham consagrado o matrimônio na Igreja, conforme o rito católico estabelece. A ação tramita na 3ª Vara Cível de Belo Horizonte. O advogado Eduardo Lopes, que representa a família não informou o valor da indenização.
A principal evidência da discriminação que o casal afirma ter sofrido é uma gravação em audio de quase quatro minutos feita na casa paroquial em que padre admite que não batizaria a criança por que os pais, mesmo vivendo juntos, não haviam oficializado a união junto à Igreja. Com o incidente, a criança acabou sendo batizada em outra paróquia de Belo Horizonte.
Juiz aposentado é preso acusado de estuprar garoto de 11 anos
BELO HORIZONTE - O juiz aposentado Mário José Pinto da Rocha, de 65 anos, foi preso em flagrante em Belo Horizonte acusado de estuprar um garoto de 11 anos. O menino foi encontrado na casa do ex-magistrado, na região da Pampulha. Rocha, segundo a Polícia Civil, já era investigado porque havia sido denunciado pelo mesmo crime.
IJF sedia curso de prevenção ao suicídio
Nesta terça-feira (08/05), o Instituto Dr. José Frota iniciará o I Curso de Prevenção ao Suicídio para Profissionais da Saúde. Trata-se de uma ação promovida pelo Projeto de Apoio à Vida (Pravida/UFC) e os Centros de Assistência Toxicológica e o Centro de Estudos e Pesquisas, ambos do IJF.
O maior hospital terciário do Ceará é responsável pela maior quantidade de pessoas vítimas de tentativa de suicídio, sejam elas provocadas por envenenamento, armas branca e de fogo, além das queimaduras. Os índices elevados e crescentes fundamentaram a importância de se criar o curso para qualificar e discutir, profundamente, o problema tão mitificado pela sociedade.
40% das pessoas já sofreram assédio sexual no trabalho
Promessas de vantagens ou ameaças de demissão em troca de favores sexuais. O assédio sexual no ambiente de trabalho já atingiu ou atinge 40% dos profissionais entrevistados na pesquisa da empresa de recrutamento e seleção Trabalhando.com. E os últimos números disponíveis de queixas envolvendo o tema mostram uma alta no Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região. De janeiro a agosto de 2010, foram registradas 7.442 reclamações. No mesmo período do ano passado, 10.678, uma alta de 43,4%.
A Corte abrange a capital e cidades da Grande São Paulo e Baixada Santista.
No levantamento feito pela empresa foram entrevistados 478 trabalhadores. Das 191 pessoas que responderam ter sofrido ou estarem sofrendo assédio sexual, 20% são homens e 80% são mulheres. “Resolvemos fazer a pesquisa para mostrar que é uma situação que ocorre muito, mas de maneira silenciosa”, explica Renato Grinberg, diretor-geral da Trabalhando.com.
PÍLULAS FEITAS COM CARNES DE BEBÊS SÃO DESCOBERTAS NA CORÉIA DO SUL
Milhares de pílulas “milagrosas”, que continham carne humana em sua composição, foram descobertas por oficias da alfândega na Coreia do Sul. As cápsulas de origem chinesa eram vendidas com a licença de uma companhia médica onde os bebês eram abortados ou deixados depois de mortos.
De acordo com o jornal inglês Daily Mail, os corpos eram levados e colocados em geladeiras caseiras nas casas dos próprios envolvidos no esquema. Depois, os cadáveres eram removidos e levados para clínicas e colocados em um micro-ondas de secagem, instrumento usado na indústria farmacêutica.
Apesar de só ter sido divulgado nesta semana, a descoberta foi feita em agosto do ano passado e chocou as autoridades que reforçaram a fiscalização desde então. Os chineses já estão cientes do crime tentaram barrar as pílulas, mas milhares já haviam sido exportadas para a Coreia do Sul.
Existe uma grande demanda por medicina alternativa chinesa e os remédios incluem até chifre de rinoceronte. Historicamente, algumas pessoas na China consomem placenta humana para aumentar a quantidade de sangue no corpo e melhorar a circulação.
As autoridades de saúde da Ásia tem consciência de que é difícil controlar o tráfico de pílulas feitas com fetos. Elas são facilmente comercializadas para o mundo todo por meio da internet, e são procuradas por pessoas doentes e desesperadas por uma cura.
O serviço de alfândega da Coreia do Sul disse hoje que aumentou a busca por pacotes suspeitos trazidos por estrangeiros, principalmente os com selo chinês.
Segundo um documentário sul-coreano, as clínicas de aborto na China repassam os corpos dos bebes, para essas companhias que fazem medicamentos.
De acordo com o The San Francisco Times, os testes feitos nas pílulas mostram que elas contêm 99,7% de carne humana em sua composição. Os resultados afirmam que a carne usada na fabricação é, realmente, de bebês.
Apesar da descoberta desagradável da chamada pílula da juventude, para evitar conflitos diplomáticos, as autoridades sul-coreanas recusaram-se a confirmar de onde vêm as cápsulas e a origem dos corpos.
Tribunal autoriza preso a se vestir de mulher
Um tribunal costa-riquenho autorizou um preso a vestir-se de mulher, apesar de estar detido num presídio masculino.
De acordo com o jornal La Nación, a decisão inédita favorece um réu de 22 anos que recorreu à justiça para denunciar que as autoridades do Centro Penal La Reforma o proibiam de usar trajes femininos em suas instalações.
O cara, que se chama David, quer ser agora chamado de Sherlyn.
- A discriminação no La Reforma é muito forte: não me veem como homem, nem mulher, e sim como um animal.
FONTE: http://www.programadorochinha.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário