REPASSANDO
Também não sabia. Mas tem muito fundamento. Vou seguir esse conselho. Fuiiii!!!!!!
Material de pequeno tamanho para leitura porém de grande valor.
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COLABORAÇÃO CAP. RIBEIRO
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LI O COMENTÁRIO RE SOLVI POSTAR AQUI:
Essa matéria é falsa!
Vejam AQUI:
http://marciocc2.blogspot.com.
(Falso Boato): Você sabe quando deve ligar o ar condicionado do seu carro?
Mais um falso boato sensacionalista se espalha pela Internet, pela ação de internautas incautos e pouco críticos que repassam indiscriminadamente às suas listas de email e amigos de sites de relacionamento e, assim, contribuindo involuntariamente para que piratas e hackers clonem os nossos e-mails e invadam nossas páginas pessoais nos sites de relacionamento.
Neste caso o falsário, autor da matéria, alega que o ar condicionado de veículos não pode ser acionado enquanto o veículo encontrar-se em alta velocidade! Porém, vejam a seguir como isso é despropositado e sem qualquer fundamento técnico.
Da mesma forma que em todos os hoaxes (termo em Inglês para "embustes" ou "pulhas" eletrônicos), o autor cita personagens abstratos e não identificados ("uma empresa especialista", "um gerente", etc...), além de revelar várias outras características típicas e mostrar que não tem muita noção do assunto – aparentemente não entende como funciona um sistema de ar condicionado, tampouco o motor de um veículo, supondo que ambos (motor do veículo e sistema de ar condicionado) são interdependentes, construídos na base do improviso e sem conhecimentos tecnológicos e de engenharia, o que é simplesmente absurdo.
Além disso, qualquer leigo que esteja um pouco mais atento durante a leitura perceberá que a mensagem não faz muito sentido. Pois vejamos alguns pontos:
1) Se por acaso o sistema de ar condicionado provocasse tamanho efeito sobre o motor do carro, este efeito seria sentido justamente ao contrário do que supõe o autor da mensagem, ou seja, quanto maior a rotação do motor (velocidade mais alta), menor seria o efeito provocado pelo "start" do ar condicionado, uma vez que o "momento de rotação" (ou torque) do motor é maior quanto maior a rotação (energia cinética). Isso é obvio: quanto maior a rotação, mais difícil será impor restrições (ou parar) um motor.
2) Nos veículos de transmissão automática, que são a esmagadora maioria dentre os que vêm com ar condicionado de fábrica, seria impossível adotar essa recomendação, uma vez que o motorista não tem acesso à embreagem. Nem por isso pode-se dizer que esses sistemas de ar condicionado não tenham sido projetados para funcionar bem. Pelo contrário, funcionam muito bem! Sobretudo porque esses sistemas dispõem de uma espécie de embreagem (compressor variável) que evita sobrecargas momentâneas no momento o "start" do ar condicionado;
3) Os conhecimentos de redação e de regras de linguagem dessa mensagem são sofríveis. Mesmo que esse autor incógnito fosse um mecânico, ao se atrever a redigir algo sobre esse assunto, deveria ter melhor conhecimento.
Comprovando o que se deduz acima, recebemos a informação do meu colega Engenheiro Mecânico, especialista no assunto, Antônio Maria de Souza, que esclarece:
"Na minha atividade, visito os clientes DENSO e DELPHI, que são grupos Japonês que fabricam 95% de todos os sistemas de Ar Condicionado veicular que são montados no Brasil.
O sistema de Ar condicionado veicular é o componente do veiculo que teve os maiores avanços tecnológico nos últimos 10 anos, o que permitiu a sua instalação em carros de 1000 cc e os Japoneses estão na vanguarda nesta tecnologia.
O sistema , e dotado de válvulas de segurança, e bobinas que alimentam uma central eletrônica no carro, iniciando o funcionamento da mesma forma com o carro em ponto morto ou em regime de alto giro."
Um comentário:
Essa matéria é falsa!
Vejam AQUI:
http://marciocc2.blogspot.com.br/2012/09/falso-boato-voce-sabe-quando-deve-ligar.html
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