PESQUISE ANTES
Programas sociais têm remédios mais baratos
15.09.2013
Anvisa e também entidades de proteção ao consumidor listam preços para ajudar consumidor na compra
O consumidor deve pesquisar os custos de remédios para economizar e não cair na armadilha da disparidade de preços em farmácias e drogarias, independentemente da cidade em que reside. Levantamento da Fundação Procon-SP constatou diferença de até 1 132% nos preços dos remédios genéricos na capital de São Paulo, em agosto.
O projeto Farmácia Popular é um dos considerados mais eficientes no que diz respeito ao acesso a remédios mais em conta Foto: JL Rosa
Por causa dessa variação nos valores, a entidade também orienta o consumidor, antes de adquirir o produto, a consultar a lista de Preços Máximos (PMC) dos medicamentos, disponível no site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), nowww.anvisa.gov.br.
A consulta também poderá ser feita nas listas de preços que devem estar à disposição dos consumidores nas farmácias e drogarias, como determina a regulamentação do setor.
Com essa informação, o consumidor deve comparar os preços dos medicamentos entre diferentes estabelecimentos, como também os da própria rede, já que estes podem variar significativamente.
Programas sociais
Outras opções que o consumidor tem para ter acesso ao medicamento são os sistemas de distribuição gratuita de remédios ou com descontos de até 90%, oferecidos pelos governos federal, estadual ou municipal, e os programas de fidelidade dos laboratórios, que chegam a reduzir em até 75% o preço do medicamento.
O Programa Aqui Tem Farmácia Popular do governo federal, além de distribuir gratuitamente medicamentos para diabetes, hipertensão arterial e asma, oferece remédios com descontos de até 90% do preço de tabela, para qualquer pessoa, independentemente de idade, renda pessoal ou familiar.
O interessado deve comparecer a uma farmácia ou drogaria do Programa Aqui Tem Farmácia Popular, munido de CPF, receita dentro do prazo de validade e um documento com foto.
Outra dica é de consumidor deve também procurar saber se o laboratório que produz o medicamento tem uma política de desconto. Para isso, basta consultar o site do laboratório na internet ou entrar em contato por telefone.
Mais informações
A consulta à lista de Preços Máximos (PMC) dos medicamentos está disponível no site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa): www.anvisa.gov.br.
FONTE:
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1317921
Nenhum comentário:
Postar um comentário