ALERTA
Fiscalização busca itens com formol
10.11.2013
Procon averigua presença do composto em produtos de lojas de cosméticos e salões de beleza de Fortaleza
Os salões de beleza e lojas de cosméticos da cidade de Fortaleza, a partir desta segunda-feira, serão o foco de uma blitz da Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor, através do órgão de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Fortaleza). O motivo é a busca por produtos que apresentem formol ou seus derivados nas composições.
Apesar da proibição do excesso de formol em produtos capilares, considerado prejudicial à saúde pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desde 2009, a substância continua presente em diversas marcas de cosméticos, sob a forma de ácido glioxílico. Depois que o elemento penetra nos fios, e o cabelo é aquecido, acontece uma reação química que libera a substância proibida.
A blitz do Procon percorrerá 20 estabelecimentos da Capital. "A ação acontecerá durante essa semana, mas dependendo dos resultados da primeira abordagem, podemos estender para um número maior de locais", avisa o coordenador geral do Procon Fortaleza, George Valentim.
Testes
A blitz priorizará a apreensão de produtos de sete marcas apontadas por testes realizados pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) que continham o formol em sua fórmula, ainda que disfarçado sob algum derivado. Os fiscais atentarão ainda para outras marcas que porventura também contenham o ácido glioxílico. A principal incidência do composto é em tratamentos de alisamento dos cabelos, hidratação e redução de volume.
Segundo George Valentim, os itens apreendidos serão encaminhados à Anvisa, onde passarão por análise, e as lojas e salões estarão impedidos de comercializar ou utilizar os artigos que forem apreendidos. "Caso seja constatada a irregularidade, o estabelecimento poderá sofrer uma multa que varia de R$ 600 a R$ 9 milhões, determinada pela gravidade da infração, o porte econômico do local e a reincidência na irregularidade.
Dentre os diversos problemas de saúde que o formol pode provocar, constam queimaduras no couro cabeludo, irritação na garganta e no nariz ou até mesmo câncer, em casos extremos de intoxicação.
RANNIERY MELOREPÓRTER
FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário