Via Receita Natural
O uso de xaropes naturais é muito comum, principalmente no tratamento de tosse e outras doenças respiratórias. Uma ótima opção é o xarope de abacaxi, indicado para casos de gripe e resfriado. Isso porque o abacaxi contém bromelina, uma substância com função anti-inflamatória e expectorante.
Para preparar o xarope de abacaxi em casa, basta seguir as instruções abaixo. A receita é simples e pode ser consumida inclusive por crianças.
Você vai precisar de:
- 1 abacaxi
- 1 litro de água
- 2 litros de mel
- cravo e canela
Modo de Preparo:
Primeiramente, lave bem o abacaxi pois ele será usado com casca. Depois pique a fruta e coloque em uma panela com a água, alguns cravos e um pau de canela. Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos e desligue o fogo. Quando esfriar, misture o mel e bata tudo no liquidificador. O xarope deve ser guardado em um pote de vidro com tampa e conservado em lugar fresco.
Posologia
O ideal é consumir o xarope 4 vezes ao dia. Para crianças de 1 ano, a recomendação é usar 1 colher de café do medicamento. De 2 a 4 anos, 1 colher de chá. De 4 a 12 anos, 1 colher de sobremesa. A partir dos 12 anos, 1 colher de sopa.
Informações Adicionais
Este xarope de abacaxi com mel é um clássico, e é sempre bom ter ele em casa, mas muita gente que nos segue aqui no blog já sabe que existem outros xaropes de abacaxi tão bons quanto para outras indicações.
O xarope de abacaxi com açúcar mascavo é indicado para curar a voz rouca, aquela rouquidão aguda.
Uma variação deste xarope de abacaxi para tosse que acabamos de ensinar é o xarope de abacaxi com gengibre, com açúcar mascavo, o bom desta versão é que o gengibre fortalece o sistema imunológico e seu poder termogênico dá aquele efeito de “calorão” que em muitos xaropes é conseguido através de bebida alcoólica.
Para bronquite, o indicado é o xarope de abacaxi com umbigo de bananeira, mas pode fazer a substituição pela cebola. Para resfriados, o xarope de abacaxi, mel e agrião é o recomendado.
A enzima bromelaína ou bromelina presente no abacaxi foi isolada e conhecida no fim do século XIX, e desde então é usada como remédio, isso porque esta enzima é um poderoso anti-inflamatório. Inflamações mais simples ou casos mais graves, o abacaxi é capaz de combater. Como casos de artrite e hemorroidas. A bromelaína também é usada para tratar sinusite e até mesmo trombose.
É importante lembrar que nem todo mundo pode comer abacaxi, isso porque é muito comum o caso de alergias ao consumo do abacaxi, do simples incômodo na mucosa da boca à casos de sufocamento.
Se o tratamento natural e caseiro não surtir efeito procure um médico, pois uma gripe e uma tosse pode na verdade estar camuflando uma doença mais séria como pneumonia ou até mesmo tuberculose.
Outro fator a se ter atenção é o consumo de xarope por diabéticos; como são feitos com mel ou açúcar, este público não deve fazer uso deles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário