FOTO: REPRODUÇÃO |
O assunto “vírus para celular” já se tornou popular no meio da tecnologia. Os arquivos maliciosos existem aos montes e podem realmente danificar o seu aparelho e colocar a sua segurança em risco, tanto que um novo vírus tem potencial para infectar até 90% dos aparelhos Android.
No entanto, não há motivo para desespero já que nem tudo está perdido (ao menos, por enquanto). Saiba o que pode ser feito para se proteger e como agir caso seu smartphone tenha sido infectado.
- Como identificar se seu smartphone está com vírus
O primeiro passo para resolver qualquer problema é saber que existe um problema. Existem alguns sinais de que seu telefone pode estar abrigando um arquivo prejudicial.
Os “sintomas” mais comuns são: redirecionamento do navegador para páginas suspeitas, ícones estranhos, lentidão, dados móveis sendo consumidos mais depressa, entre outros. Se isso está acontecendo, você provavelmente está com vírus.
A solução mais simples e drástica consiste em configurar o telefone de volta aos padrões de fábrica. Essa função está disponível em todos os aparelhos e funciona de modo semelhante a formatação do HD do computador. Ele faz uma faxina no telefone e o deixa da mesma maneira em que estava quando foi ligado pela primeira vez.
Para quem não quer recorrer a este método, outras opções são menos agressivas mas podem não ser tão eficazes. No caso de Android, há alguns antivírus interessantes como o Avast e o Norton. O Olhar Digital também já realizou alguns testes e decidiu qual o melhor software para proteger seu telefone com esse sistema operacional.
Para donos de smartphones de telefones iPhone, o Avast e o Avira são boas opções. Para Windows Phone não existem muitos apps com essa função, mas você pode tentar usar o REVE.
- Como se manter protegido
Além de utilizar os aplicativos de proteção listados acima, a melhor maneira de garantir a segurança do seu telefone é tomar cuidado com links suspeitos e com aplicativos não confiáveis.
Dessa forma, a recomendação é baixar apenas apps que estejam listados na loja oficial do seu sistema operacional. Mais um conselho é não clicar em links recebidos nas redes sociais que alertam para “novos emojis”, “recurso inédito do Messenger”, “programa para evitar o bloqueio do seu WhatsApp”, entre outros. Além de correr o risco de pegar algum vírus, você ainda pode ter seus dados pessoais e financeiros roubados.
FONTE: Olhar Digital
Nenhum comentário:
Postar um comentário