POR CEARÁ AGORA - No interior do Estado, caminhões tomam a linha de frente dos veículos do ciclo a diesel autuados por altos índices de fumaça preta. A constatação é feita pela equipe de agentes do Programa de Combate à Fumaça Negra da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), que realizou novas blitze de 27 a 29 de setembro, atingindo os municípios de Canindé (Rodovia BR 020/Km310), Boa Viagem (Rodovia BR 020/Km207) e Baturité (Rodovia CE/Km31). Ao todo, 305 automóveis foram vistoriados e nove, multados.
As multas variam de R$ 1.614,40 e 6.457,60 para índices de poluição entre 20%, 40%, 60%, 80% e 100% de fumaça, de acordo com a escala de Ringelmann, equipamento de medição composto por cinco cores, do cinza claro ao preto total. As infrações podem ser reduzidas em 50%, com o responsável pelo veículo apresentando o carro irregular à superintendência, no prazo de 15 dias a contar do dia de sua autuação. Com a nova vistoria e a constatação da conformidade, o autuado poderá receber o benefício.
As blitze da Semace são feitas por agentes da Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo) da autarquia. Nas ações do Interior, os técnicos contaram com o apoio de agentes da Polícia Rodoviária Estadual (BPRE) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Nenhum comentário:
Postar um comentário