POR CANAL DO ENSINO - Postado por: John Lennon
Olá, leitor!
Publicado em 1865, Iracema, de José de Alencar, é um romance da primeira fase do romantismo na literatura brasileira, considerado um dos maiores livros desse gênero.
As características pertencentes à primeira fase do romantismo brasileiro (indianismo) – nacionalismo, exaltação do índio como figura de herói, sentimentalismo, religiosidade cristã, exagero e retorno ao passado – estão todas presentes ao decorrer da narrativa desse romance.
Iracema tem como subtítulo a “Lenda do Ceará”, o que caracteriza a obra como uma referência direta à colonização desse estado, ou seja, tendo como contexto histórico a própria colonização do Brasil.
“Além, muito além daquela serra, que ainda azula no horizonte, nasceu Iracema. Além, muito além daquela serra, que ainda azula no horizonte, nasceu Iracema. Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna e mais longos que seu talhe de palmeira. O favo do jati não era doce como seu sorriso; nem a baunilha recendia no bosque como seu hálito perfumado. Mais rápida que a ema selvagem, a morena virgem corria o sertão e as matas do Ipu, onde campeava sua guerreira tribo, da grande nação tabajara. O pé grácil e nu, mal roçando, alisava apenas a verde pelúcia que vestia a terra com as primeiras águas”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário