Maioria dos casos tem cura quando diagnosticado em fase inicial. Além de medos que cercam a doença, pandemia de Covid-19 reflete em queda do diagnóstico precoce
POR O POVO - O câncer de próstata é o segundo tipo mais comum de neoplasia entre os homens e mais de 65 mil pessoas devem ser diagnosticadas com a doença neste ano. Apesar da gravidade, a desinformação e o preconceito da população aos exames e tratamentos ainda são fatores que dificultam o combate à doença. Conforme pesquisa da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), apenas três em cada dez homens afirmam ir regularmente ao urologista e 3% consideram que nunca consultariam esse especialista"Uma boa parte dos homens já tem a dificuldade de ir ao médico por falta de tempo mesmo. Entretanto, há também o medo da doença e o medo de cirurgia, além de receio de consequências como disfunção sexual", avalia Leocácio Barroso, urologista no Hospital Universitário Walter Cantídio. Ele aponta também o fato de que muitos esperam surgir sintomas para marcar uma consulta. "No caso do câncer de próstata isso é muito perigoso, porque ele é assintomático nas fases iniciais."
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, nove em cada dez casos da doença são facilmente tratáveis desde que haja um diagnóstico precoce. Para isso, exames periódicos são fundamentais. "O exame de sangue precisa ser sempre acompanhado pelo exame de toque, porque cerca de ele consegue identificar entre 80% e 85% dos tumores, mas em torno de 15% dos tumores só são identificados pelo toque", explica Ítalo Sampaio, chefe do serviço de Urologia do Hospital Haroldo Juaçaba.
Sampaio observa que "antigamente, os homens eram mais resistentes e mães, esposas ou filhas eram as maiores responsáveis pela ida dos homens ao urologista". "Felizmente, essa realidade tem mudado nos últimos anos. Percebo os homens pelo menos um pouco mais conscientes em relação à prevenção e ao cuidado com a saúde", avalia considerando que a campanha Novembro Azul é uma das chaves para essa mudança.
CONTINUE LENDO EM: https://mais.opovo.com.br/jornal/ciencia-e-saude/2020/11/22/por-que-homens-fogem-de-cuidados-com-a-propria-saude.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário