Vídeo que circula no WhastApp tenta provar que celular carregando dá choque - especialistas dizem que risco é baixo, mas ele existe, principalmente com uso de equipamentos 'piratas'.
POR G1 - Você já deve ter feito isso: mexer no celular enquanto o aparelho está conectado ao carregador, na tomada. Talvez você até já tenha usado o fone de ouvido enquanto o telefone é carregado.E, se você recebeu um vídeo que está circulando no WhatsApp, deve ter se assustado.
Nele, um homem usa um aparelho para "provar" que um celular carregando passa corrente elétrica e pode dar choque.
"Isso significa que o celular está energizado e que é um perigo você falar no celular com ele carregando. Pode ser fatal", diz o homem em tom de alerta ao mostrar que o dispositivo detecta tensão no cabo e no próprio aparelho.
Mas será que o perigo é real?
Especialistas consultados pela BBC News Brasil dizem que o risco existe – apesar de ser bastante reduzido caso o carregador e a bateria do celular sejam originais e estejam em bom estado de conservação.
"Nem carregador nem celular são construídos para dar choque ou explodir. Eles nascem para serem seguros. Mas se houver falha no carregador, principalmente nos não originais, ou na própria bateria, pode ter problemas. Então, se pode acontecer, a recomendação é que a pessoa não faça o uso do aparelho com ele carregando", diz o engenheiro eletricista Edson Martinho, diretor-executivo da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel).
CONTINUE LENDO EM: https://g1.globo.com/economia/tecnologia/noticia/2021/08/05/saiba-se-e-perigoso-usar-celular-enquanto-ele-esta-carregando.ghtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário